Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Google revela o Anddroid 4.0 Ice Cream Sandwich

O Google revelou hoje durante um evento em Hong Kong a nova versão do seu sistema operacional Android, a Ice Cream Sandwich. O primeiro smartphone a chegar ao mercado com o SO móvel é o novo Galaxy Nexus, produzido pela Samsung. A versão 4.0 do Android se caracteriza por combinar recursos encontrados no Android 3.1 Honeycomb para tablets com funcionalidades encontradas na versão 2.3 Gingerbread, usada em smartphones.

A nova versão do Android será compatível com smartphones e tablets, e traz grandes melhorias em relação às versões anteriores do SO. Uma delas diz respeito à segurança: com o Android 4.0 o usuário poderá desbloquear o aparelho usando o recurso de reconhecimento de rostos. A interface do Android também passou por inúmeras melhorias e inclui um novo conjunto de fontes (typeface) chamada "Roboto", mais simples e mais limpa.

Android Ice Cream Sandwish

A nova interface do Android 4.0 inclui uma nova tela de bloqueio que pode ser usada para lançar a câmera e acessar as notificações diretamente, sem precisar desbloquear a tela. Falando em interface, umas das grandes novidades do sistema é que ele dispensa o uso de botões frontais nos smartphones. Esse é o caso, aliás, do Galaxy Nexus. Funções realizadas pelos botões “Back”, “Home” e “Menu” agora são parte da interface e as ações realizadas por eles podem ser realizadas com a ajuda de gestos.

Alguns dos novos recursos do Android 4.0 parecem ter sido copiados do iOS, como a possibilidade de criar pastas na área de trabalho apenas arrastando os ícones dos aplicativos e largando-os uns sobre os outros. Agora os usuários podem facilmente adicionar e redimensionar widgets como no Honeycomb. Outro novo recurso adicionado ao sistema foi o que possibilita facilmente fazer capturas de tela do dispositivo. Já o teclado ganhou melhores opções para correção ortográfica durante a digitação e sugestões de palavras enquanto se digita. Um recursos que não é novo, mas que foi aperfeiçoado é o Copiar e Colar.

Agora o navegador da internet do novo Android ganhou suporte a abas. O browser suporta até 16 abas abertas ao mesmo tempo, sendo possível conferir um live preview de cada aba. O navegador também pode sincronizar automaticamente os bookmarks entre o Android e o Chrome. Além disso também é possível salvar páginas para leitura offline. Vários aplicativos do Google foram atualizados no Android 4.0. O Gmail ganhou um novo layout e novas funções, incluindo a possibilidade de pesquisa offline.

Um dos novos recursos do sistema operacional Android Ice Cream Sandwich pode ser extremanete útil para quem gosta de controlar o volume de tráfego na rede. Agora é possível definir a quantidade máxima de dados enviados e recebidos por determinados aplicativos, podendo parar automaticamente o envio de dados se ele ultrapassar o limite determinado pelo usuário.

O aplicativo da câmera foi redesenhado para permitir o compartilhamento de fotos mais rapidamente através de redes sociais. Segundo o Google, o tempo de disparo da foto foi reduzido para zero. A realização de tarefas de edição como a remoção de olhos vermelhos pode ser feita diretamente no smartphone. O álbum de fotos ganhou um novo layout em estilo "magazine". A organização pode ser feita por pessoas, localizações ou por álbum.

Um novo aplicativo chamado "People" (Pessoas) coloca informações e fotos de usuários de redes sociais diretamente nos contatos do smartphone. Quando alguém atualiza suas informações em alguma das redes, os dados do contato são atualizados automaticamente. Qualquer rede social pode utilizar o recursos através das novas APIs do Android 4.0. Falando nisso, o SDK de desenvolvimento do sistema já está disponível para download na internet.

Comentários