Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Batalha de gigantes: Nokia Lumia 800 contra iPhone 4S, Galaxy Nexus e Droid Razr

Nas últimas semana tivemos vários lançamentos importantes de smartphones no mercado internacional. Tudo começou com a Apple, que anunciou o iPhone 4S. Depois foi a vez da Motorola anunciar o Droid Razr. Logo em seguida a Samsung e o Google apresentaram o Galaxy Nexus. E, por última, nesta semana a Nokia enfim anunciou o Lumia 800, seu primeiro modelo com Windows Phone 7.

Agora a pergunta que muita gente faz é: será que o Nokia Lumia 800 é páreo para concorrer com os modelos top de linha do mercado? Por enquanto essa não é uma pergunta fácil de ser respondida. Mas pelas impressões inciais e baseado nas características dos aparelho anunciados em Outubro, dá para dizer que a Nokia precisa percorrer um caminho ainda longo e tortuoso.

Nokia Lumia 800

Por enquanto, o Nokia Lumia 800 é um bom smartphone. Mas, ele ainda deve ficar na sombra de seus concorrentes. Especialmente do iPhone 4S e do Galaxy Nexus. Na maioria dos aspectos, o aparelho da Nokia perde para a concorrência. Apenas na questão do design, o modelo produzido pela companhia finlandesa dá um show. Mas só isso não basta, claro. Para vencer a batalha o smartphone precisará de mais, muito mais.

Por exemplo, comparando os processadores fica clara a desvantagem do Lumia 800 frente aos outros 3. Apesar de parecer ser bem veloz (1.4 Ghz), ele é o único que não conta com dois núcleos. Logo deduzimos que ele deve ficar atrás dos chips de 1 Ghz do iPhone 4S e do Droid Razr. Isso sem falar no Galaxy Nexus cujo processador de dois núcleos tem clock de 1.2 Ghz.

E o smartphone da Samsung também leva vantagem sobre todo mundo quando o quesito é memória. Todos os outros modelos vem com 512 MB de RAM enquanto que o Galaxy Nexus saide fábrica com 1 GB. Se fosse uma partida de futebol, eu diria que o Google já marcou dois gols. Mais que isso, ele estaria próximo de dar uma goleada no Lumia 800 e seus companheiros.

O motivo? A tela. Nesse quesito o novo smartphone da Microsoft ficaria em último lugar. Ainda que não seja a menor entre os 4 modelos, ele é o que tem pior resolução. São 3.7 polegadas e 800x480 pixels. Enquanto isso o Google Phone tem tela de 4.65 polegadas e resolução de 1280x720 pixels. Ele só perde para o iPhone 4S na densidade de pixels. Mas com uma tela daquele tamanho, muita gente pode nem notar esse detalhe. Mesmo menor, a tela do iPhone é um dos seus pontos fortes.

Falando ainda em tamanho e peso, o Nokia Lumia 800 também perde. Não muito, mas perde. Por exemplo, ele é apenas um pouco mais pesado que seus concorrentes. No entanto sua espessura é bem maior: 12.1 mm. Muito mais que o Galaxy Nexus, que consegue ser mais fino até que Razr, que chegou a ser anunciado como o smartphone mais fino do mundo. O aparelho da Samsung mede apenas 7 mm.

Agora, chegando ao software, posso dizer que a Nokia tem tudo para fazer um grande trabalho com o Windows Phone 7. Mas é um caminho longo. Por enquanto, não como concorrer com Apple e Google. iOS e Android são grandes sistemas. Ainda mais depois que o primeiro lançou sua versão 5 e o outro, a 4. Ele ganham em número de aplicativos. Disparado.

Ainda falando nisso, acredito que a Apple leva vantagem mais pela qualidade dos aplicativos, que pela quantidade. Não podemos esquecer também de toda a integração que a companhia fundada por Steve Jobs realizou com o iOS 5 entre os vários dispositivos da empresa. E o iPhone 4S tem o Siri, a tecnologia de voz que pode ser responsável por puxar as vendas e fazer do novo iPhone mais uma vez um campeão.

No encalço da Apple vem a Samsung. A linha Galaxy, do qual o Nexus é um representante, transformou a companhia coreana na maior fabricante de smartphones do mundo, superando a Apple. A Motorola, por sua vez, segue atrás e agora tem o Google como seu motor. Por fim, a Nokia vai precisar de muito trabalho para mostrar que pode desafiar essas gigantes e conquistar uma boa fatia do mercado.