Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

LibreOffice chegará ao Android e iOS no ano que vem

LibreOffice AndroidInfelizmente não há muitas opções de pacotes de escritório estilo Office gratuitos para Android, iPhone e iPad. Os melhores são pagos, como é o caso do iWork (disponível apenas para iOS), do Documents To Go e do SmartOffice (que, aliás, eu não recomendo). No entanto, em breve uma das melhores alternativas open source do Microsoft Office no Windows, o LibreOffice, poderá ser lançado para iOS e Android.

O anúncio foi feito durante a LibreOffice Conference, realizada em meados de Outubro. De acordo com informações vindas de lá, a suíte de aplicativos  de escritório, que é totalmente gratuita, terá versões para diversos tipos de dispositivos móveis. Uma delas é chamada de LibreOffice Online, que roda na nuvem e pode ser executada dentro de qualquer navegador com suporte a HTML 5 como o Chrome ou o Safari, independente do sistema operacional.

Para rodar o LibreOffice (no Brasil conhecido como BrOffice) para o Android e iOS (iPhone e iPad) será necessário portar o código para esses sistemas operacionais, o que não deverá ser uma tarefa das mais fáceis. Essa missão ficará a cargo do desenvolvedor finlandês Tor Lillqvist. Ele é conhecido por ter portado o GIMP (alternativa gratuita e de código aberto para o Phostoshop) do Linux para o Windows. A notícia triste para quem está ansioso para que isso aconteça logo é que a primeira versão do LibreOffice para smartphones e tablets só devera ser lançada lá pelo fim de 2012, início de 2013.