Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Adobe vai descontinuar o Flash para smartphones e tablets

A informação de que a Adobe vai parar o desenvolvimento do Flash para dispositivos móveis como smartphones e tablets caiu como uma bomba no mundo da tecnologia. E quem deve estar contente com essa decisão é o pessoal de Cupertino. A Apple é um dos principais críticos da tecnologia e, enquanto era vivo, Steve Jobs lutou com unhas e dentes contra o Flash.

Por enquanto os usuários não devem ficar órfãos do plugin utilizado para dar vida aos sites. Mas a Adobe está pedindo aos desenvolvedores que foquem seus esforços na criação de aplicativos utilizando a ferramenta Adobe Air e se concentrem no HTML5, que deve se tornar um padrão no mundo virtual móvel daqui para a frente.

Logo Flash

A empresa também divulgou que não lançará novas versões do Flash Player para smartphones e tablets, seja qual for o sistema operacional móvel. A empresa também não trará suporte para novos sistemas operacionais e navegadores web móveis. Além disso a Adobe informou que as versões existentes do Flash para esses dispositivos não ganhará novos recursos e contarão apenas com atualizações de segurança. Ou seja, é o fim do Flash para Android, Windows Phone, Symbian e outros sistemas para smartphones e tablets.

A Adobe não divulgou as razões que a levaram a tomar essa decisão, mas as causas podem ser várias. A principal deve ser mesmo financeira, já que existe a notícia de que a empresa vai demitir um bocado de gente. Outra razão pode ser a batalha perdida contra a Apple. A entrada do Flash no iPad, por exemplo, poderia ter sido uma grande oportunidade para a Adobe. Mas a guerra contra a gigante de Cupertino acabou perdida e agora as consequências estão aparecendo.

Comentários