Hoje vou relatar uma situação pessoal envolvendo a operadora Claro e o péssimo atendimento de suas lojas e do canal de comunicação 1052. A situação que relatarei aconteceu não comigo, mas com a minha esposa, que tenta há vários dias trocar o plano de um celular do Claro Controle para o plano pré-pago após mais de 1 ano utilizando essa modalidade. O celular em que estão pertence á minha sogra.
É interessante notar que, ao vender um celular, os atendentes das lojas fazem 1001 promessas. Mas na hora de cancelar o plano ou mudar de operadora impõe 1 milhão de restrições. Pois bem, vamos aos fatos: em primeiro lugar, assim que passou o período de 1 ano de fidelidade, tentamos mudar o plano pela internet, o que algo sempre bem prático. No entanto, essa mudança não pode ser feita pelo site da Claro.
O próximo passo, portanto, foi partir para o atendimento via telefone no número 1052, coisa que eu particularmente odeio dada a demora e o número de vez em que é preciso explicar o problema. Pois lá foi a minha esposa ligar para o atendimento da Claro. Depois de mais de meia hora esperando, ela acabou ouvindo do atendente que havia um problema técnico e que não seria possível resolver o problema (não sei se alguém já reparou, mas na hora de vender nunca dá problema técnico).
Ela acabou desistindo, claro. E assim foi várias vezes, sem sucesso. Ela ainda tentou entrar em contato via o serviço de chat no site da Claro. desta vez sequer conseguiu falar com um atendente. Com isso, a saída foi procurar uma loja da operadora em nossa cidade. E aí vem uma questão interessante. Quando falamos sobre o problema na loja da Claro a gentil moça disse o seguinte: "O senhor pode ligar para o número 1052 para fazer a mudança de plano."
Eu, que não sou muito paciente também com o péssimo atendimento do comércio (e, por isso mesmo, prefiro comprar pela internet), informei que já havíamos tentado fazer isso várias vezes, sem sucesso. Então ela se ofereceu para pegar o telefone e ligar para o 1052. O problema é que o celular não estava com a minha esposa, já que quem o utiliza é a mãe dela. Então eu perguntei se não o procedimento não poderia ser feito pelo sistema da Claro na loja.
A resposta foi hilária. Ou melhor, seria engraçada se não fosse triste. A atendente da loja disse que ele não tinha o sistema, pois não não são uma loja da Claro. A minha resposta foi mais que sarcástica: então por que não colocam uma placa bem grande na fachada escrito: "Aqui Loja Genérica da Claro." Pior ainda foi a sugestão da moça, indicando que só existem lojas autorizadas da Claro em Porto Alegre. Gente: nós moramos em Tramandaí, a mais de 120 quilômetros de distância da capital do RS. É ridículo uma sugestão dessas. Moral da história: voltamos para casa sem resolver o problema.
Enfim, é um absurdo o tratamento dado pelas operadoras. Na hora de vender, tudo é festa. Na hora de resolver um problema temos que esperar, esperar e esperar. E no fim ainda temos que ouvir sugestões como essa. Menos mal é que daqui uma semana ou duas teremos mesmo que ir à Capital. Pode ser que lá a gente consiga resolver o problema.
É interessante notar que, ao vender um celular, os atendentes das lojas fazem 1001 promessas. Mas na hora de cancelar o plano ou mudar de operadora impõe 1 milhão de restrições. Pois bem, vamos aos fatos: em primeiro lugar, assim que passou o período de 1 ano de fidelidade, tentamos mudar o plano pela internet, o que algo sempre bem prático. No entanto, essa mudança não pode ser feita pelo site da Claro.
O próximo passo, portanto, foi partir para o atendimento via telefone no número 1052, coisa que eu particularmente odeio dada a demora e o número de vez em que é preciso explicar o problema. Pois lá foi a minha esposa ligar para o atendimento da Claro. Depois de mais de meia hora esperando, ela acabou ouvindo do atendente que havia um problema técnico e que não seria possível resolver o problema (não sei se alguém já reparou, mas na hora de vender nunca dá problema técnico).
Ela acabou desistindo, claro. E assim foi várias vezes, sem sucesso. Ela ainda tentou entrar em contato via o serviço de chat no site da Claro. desta vez sequer conseguiu falar com um atendente. Com isso, a saída foi procurar uma loja da operadora em nossa cidade. E aí vem uma questão interessante. Quando falamos sobre o problema na loja da Claro a gentil moça disse o seguinte: "O senhor pode ligar para o número 1052 para fazer a mudança de plano."
Eu, que não sou muito paciente também com o péssimo atendimento do comércio (e, por isso mesmo, prefiro comprar pela internet), informei que já havíamos tentado fazer isso várias vezes, sem sucesso. Então ela se ofereceu para pegar o telefone e ligar para o 1052. O problema é que o celular não estava com a minha esposa, já que quem o utiliza é a mãe dela. Então eu perguntei se não o procedimento não poderia ser feito pelo sistema da Claro na loja.
A resposta foi hilária. Ou melhor, seria engraçada se não fosse triste. A atendente da loja disse que ele não tinha o sistema, pois não não são uma loja da Claro. A minha resposta foi mais que sarcástica: então por que não colocam uma placa bem grande na fachada escrito: "Aqui Loja Genérica da Claro." Pior ainda foi a sugestão da moça, indicando que só existem lojas autorizadas da Claro em Porto Alegre. Gente: nós moramos em Tramandaí, a mais de 120 quilômetros de distância da capital do RS. É ridículo uma sugestão dessas. Moral da história: voltamos para casa sem resolver o problema.
Enfim, é um absurdo o tratamento dado pelas operadoras. Na hora de vender, tudo é festa. Na hora de resolver um problema temos que esperar, esperar e esperar. E no fim ainda temos que ouvir sugestões como essa. Menos mal é que daqui uma semana ou duas teremos mesmo que ir à Capital. Pode ser que lá a gente consiga resolver o problema.
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