Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial. 

O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Falando em música, o motivo que me levou escrever essa postagem (que não conta com ajuda de inteligência artificial, aliás) foi uma ferramenta criada pela Microsoft que permite a qualquer pessoa experimentar se tornar um compositor de sucesso. Chamada Suno, a IA permite criar músicas completamente inéditas sem nenhum conhecimento de teoria musical. E o que é melhor: grátis. Basta acessar o site, definir alguns parâmetros e clicar no botão "Create". Em poucos segundo a inteligência será capaz de gerar uma canção.

Uma das vantagens dessa IA é que ela é capaz de criar músicas em português em diversos estilos, desde o rock, passando pelo sertanejo, funk, blues, jazz e muitos outros. O SUNO é uma ferramenta muito poderosa. Ela não só é capaz de criar uma música completa com vocais e acompanhamentos totalmente do zero como também permite que o usuário crie uma canção a partir de uma letra, poema ou qualquer texto. O resultado é muito bom.

Quem acompanha o blog aqui há mais tempo, deve saber que eu sou escritor. Para quem não me conhece, meu nome é Maximiliano da Rosa. Publiquei já alguns livros e participei de antologias. Inclusive venci alguns concursos literários. Transformar meus poemas e letras em músicas sempre foi um sonho. Ainda que eu saiba tocar um pouco de teclado, e conheça teoria musical, não sou capaz de criar uma canção do zero sem a ajuda da tecnologia.

Por isso resolvi procurar uma IA capaz de fazer isso. Depois de testar várias, a SUNO revelou-se uma ótima opção. As canções geradas são de ótima qualidade. Claro que não é perfeito. Nem sempre a dicção do cantor fica boa. Mas caso não goste do resultado, basta tentar novamente. Vale ressaltar que o uso da inteligência artificial para criar músicas é gratuito, mas não ilimitado. O usuário conta com 50 créditos, o que permite gerar 5 músicas. Mas o legal e que esses créditos são renovados diariamente. Isso permite explorar o serviço e criar coisas legais.

Para ter uma ideia do resultado, alguns escritores, poetas e músicos tem experimentado essa IA em seus trabalhos. Além de mim, que transformei um poema meu em música (confira abaixo), o autor Alexandre Braga, é um deles. Ele tem várias músicas geradas a partir de poemas seus.

Alexandre Braga nasceu em Fortaleza, Ceará, no ano de 1998. Historiador. Ferrenho austrolibertário. Publicou seu primeiro livro aos quinze anos e é autor da coleção Meus Dias Poéticos, bem como da saga Uma Sombra No Multiverso. Participou de várias antologias, assim como do segundo volume da revista Porão do Terror. Além de escritor e poeta, é geoficcionista, leitor, amante de viagens, apaixonado por música clássica e pesquisador assíduo de temas culturais, históricos e geográficos. Já pensou em ser médico, dentista, professor, super-herói e até um monarca, mas acabou descobrindo que gosta é de inventar histórias. Na escola, costumava dramatizar seus personagens favoritos e ir se esquivar na biblioteca para ler, escrever ou desenhar, criando até mesmo em sala de aula. Em 2021, foi semifinalista do IV Prêmio Aberst de Literatura, daquele ano, com a novela Debaixo do Tapete Verde.

Aqui um exemplo do trabalho dele usando a Suno AI: https://youtu.be/I8r0UcgV_0c?si=hxh_YjVNyW4_VzXH

Sobrevivi

"Sobrevivi" é uma canção baseada no poema de mesmo nome vencedor do IV Concurso Internacional de Poesia de Joaquim Távora em 2021. O texto foi escrito por Maximiliano da Rosa.

Confira aqui outro exemplo de música gerada com a IA. É uma canção baseada num poema inédito escrito por mim. Chama-se "À quem pertence a felicidade?" No meu perfil é possível conferir outras criações.

Agora, quem não é escritor e quiser, pode optar por criar uma música instrumental ou mesmo pedir para que a própria inteligência artificial gere a letra da canção com o toque de um botão. Basta colocar uma palavra ou trecho e texto clicar em "Generate Lyrics". Nesse caso, o resultado não o mesmo que o produzido por um escritor, mas o resultado pode ser muito bom.

As opções acima estão incluídas no chamado "Custom Mode". Caso queria você usar o modo normal e inserir prompts como faria em outras IAs, por exemplo, no chatGPT. Eu experimentei o seguinte comando: "Crie uma canção de rock brasileiro com letra no estilo anos 80." 

A partir do texto a inteligência artificial compôs as seguintes músicas com o título "Grito de Liberdade":

Versão 1

[Verse]
Nas ruas da cidade
Ouço o som do rock pulsar
A rebeldia no ar
A luta por liberdade

[Verse]
Nas guitarras distorcidas
A energia incontrolável
Gritos de revolução
Em cada nota rebelde

[Chorus]
Grito de liberdade
No coração de uma nação


[Verse]
Nas ruas da cidade
Ouço o som do rock pulsar
A rebeldia no ar
A luta por liberdade

[Verse]
Nas guitarras distorcidas
A energia incontrolável
Gritos de revolução
Em cada nota rebelde

[Chorus]
Grito de liberdade
No coração de uma nação
Somos os filhos do rock
Unidos pela paixão

As criações músicas podem ser baixadas em formato MP3 ou em vídeo MP4.

Comentários