Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Copiando fotos do iPad que foram apagadas do computador

Hoje quero repassar uma dica para usuários do iPad que podem ter se deparado com uma situação parecida com a minha. A questão é: como copiar de volta para o computador fotos da biblioteca do iPad que foram apagados do computador. Parece um problema simples de se resolver, mas é preciso cuidado, pois ao apagar imagens do seu computador, ao sincronizar o iPad, tudo é perdido.

No meu caso, eu apaguei as imagens do meu PC porque queria economizar espaço. Então copiei tudo para o iPad e gravei também num CD-R. Para que o iTunes não apagasse as imagens do tablet da Apple, desmarquei a opção para sincronizar imagens automaticamente. Tudo ia bem quando resolvi organizar as imagens. Então peguei o CD aonde eu havia gravado as fotos e tentei copiá-las de volta para o computador. Para a minha surpresa a mídia não estava lendo. Foi aí que surgiu a dúvida: como copiar as fotos do iPad de volta para o computador?

Copiando fotos do iPad

Testei alguns aplicativos na App Store que permitem usar o iPad como um pen-drive. Apesar de úteis, achei um que resolveu o meu problema de forma bem simples: o Wi-Fi Photo Transfer. Gratuito, o aplicativo permite acessar as imagens da biblioteca do iPad diretamente no PC usando o navegador Web. Não é preciso usar o cabo de dados, tudo é feito via rede sem fio. Ele tem apenas 2 MB e pode ser baixado rapidamente. Depois de instalado, basta abrir o Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, Opera ou qualquer navegador para visualizar as imagens armazenadas no iPad.

Para isso basta fazer o seguinte:
  • Vá em Ajustes e verifique se o Serviço de Localização está ativado. Se não estiver, ative-o;
  • Em seguida abra o aplicativo Wi-Fi Photo Transfer no iPad. Deixe-o aberto e abra o seu navegador de internet;
  • Na barra de endereços do seu browser digite o seguinte: http://192.168.0.2:15555. 
  • Em seguida você deve visualizar suas bibliotecas de imagens no iPad;
  • Selecione a "Photo Library", na "List of Libraries";
  • O próximo passo é selecionar as imagens. É possível fazer isso uma a uma ou indicando o número inicial e o final de imagens;
  • É possível selecionar de 100 em 100 imagens. Faça isso clicando no link "Download in .zip";
  • Caso não esteja vendo todas as fotos armazenadas no iPad, vá até o fim da página e clique no link "Load the rest of the thumbnails";
  • Depois que as imagens forem comprimidas para um arquivo ZIP, basta salvá-lo no computador e descompactá-los na pasta original que você usava para armazenar os arquivos no PC e habilitar a sincronização no iPad.
Acho que é isso. Espero que a matéria tenha sido útil. Para mim, foi. O aplicativo quebrou um galho enorme e permitiu salvar as minhas fotos. Agora vou fazer um novo backup para tentar prevenir que o problema não ocorra outra vez. Mas agora pretendo usar um serviço de armazenamento online como o Dropbox.