Pular para o conteúdo principal

Professores usarão tablets da Samsung em escolas do RS

Tecnologia à serviço da educação. Talvez a frase seja um clichê, mas me parece uma boa maneira de definir  o projeto que a Secretária da Educação do RS (Seduc) está colocando em prática no estado. Como parte do Projeto Província de São Pedro, professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella Maris, de Alvorada, receberão 37 tablets Galaxy Tab 10.1 da Samsung. O equipamento será usado para o planejamento e trabalho pedagógico.

O projeto piloto está sendo implantado na escola e também tem apoio da Claro, que dará acesso gratuito à internet 3G por 1 ano. A operadora também fornecerá aplicativos pedagógicos para o dispositivo desenvolvidos pela empresa MSTech Por sua vez os tablets serão doados pela Samsung, o que resultará numa economia de quase 74 mil reais aos cofres do estado, levando em consideração o custo de cerca de 2 mil reais por cada aparelho.

O projeto é pioneiro no estado e, segundo a Seduc, poderá ser expandido para outras escolas no futuro. A secretária terá verba de 35 milhões de reais em 2012 para usar na modernização tecnológica das escolas, e parte dela será usada no Projeto Província de São Pedro. A escolha da primeira escola levou em conta vários aspectos. O objetivo do projeto é se expandir e beneficiar cerca de 500 mil escolas.

Além de oferecer tablets ou netbooks aos alunos, a Secretaria de Educação do RS pretende quase dobrar a média de computadores nos laboratórios das escolas estaduais. O hoje esse número é de 17. A intenção é aumentar para 30 no futuro. O governo do estado espera equipar cerca de 15% da rede pública de ensino com dispositivos móveis que poderão, ou não, ser da Samsung.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Temas para Nokia N8 e outros smartphones com Symbian^3

E aí, que tal personalizar seu novo smartphone Nokia N8 (ou outro aparelho que rode o sistema operacional Symbina^3) com novos temas? O tema acima, por exemplo, chama-se "illumination bleu" está disponível gratuitamente na Ovi Store com gráficos de alta qualidade e opções de cores em azul, lilás e marrom. Para baixar basta acessar a loja da Nokia .