Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Professores usarão tablets da Samsung em escolas do RS

Tecnologia à serviço da educação. Talvez a frase seja um clichê, mas me parece uma boa maneira de definir  o projeto que a Secretária da Educação do RS (Seduc) está colocando em prática no estado. Como parte do Projeto Província de São Pedro, professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella Maris, de Alvorada, receberão 37 tablets Galaxy Tab 10.1 da Samsung. O equipamento será usado para o planejamento e trabalho pedagógico.

O projeto piloto está sendo implantado na escola e também tem apoio da Claro, que dará acesso gratuito à internet 3G por 1 ano. A operadora também fornecerá aplicativos pedagógicos para o dispositivo desenvolvidos pela empresa MSTech Por sua vez os tablets serão doados pela Samsung, o que resultará numa economia de quase 74 mil reais aos cofres do estado, levando em consideração o custo de cerca de 2 mil reais por cada aparelho.

O projeto é pioneiro no estado e, segundo a Seduc, poderá ser expandido para outras escolas no futuro. A secretária terá verba de 35 milhões de reais em 2012 para usar na modernização tecnológica das escolas, e parte dela será usada no Projeto Província de São Pedro. A escolha da primeira escola levou em conta vários aspectos. O objetivo do projeto é se expandir e beneficiar cerca de 500 mil escolas.

Além de oferecer tablets ou netbooks aos alunos, a Secretaria de Educação do RS pretende quase dobrar a média de computadores nos laboratórios das escolas estaduais. O hoje esse número é de 17. A intenção é aumentar para 30 no futuro. O governo do estado espera equipar cerca de 15% da rede pública de ensino com dispositivos móveis que poderão, ou não, ser da Samsung.

Comentários