Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Computador do tamanho de um pen drive roda o Android

Computador do tamanho de um pen drive roda o AndroidPodemos dizer que o Android está por toda a parte. Principalmente em smartphones, cujas vendas não param de crescer e já dominam o mercado. O sistema ainda equipa tablets, netbooks e até TVs. E uma empresa norueguesa quer levar o sistema ainda mais longe, tornando-o quase onipresente. Se depender da FXI Technologies em breve poderemos levar no bolso um computador rodando Android do tamanho de um pen drive.

O dispositivo desenvolvido pela empresa europeia se chama Cotton Candy, que significa "algodão-doce" em inglês, e parece mesmo um pen drive. Em suas extremidades há uma conexão USB e outra HDMI, e ele mede 2,5 x 8 cm. É realmente minúsculo. Em seu interior, um processador ARM A9 dual-core (1,2 Ghz e 1 GB de RAM) é responsável por dar vida ao pequeno aparelho, que ainda conta com entrada para cartão de memória microSD, Bluetooth e Wi-Fi.

No entanto, o equipamento não traz nenhum hardware de entrada e saída de dados. O problema pode ser resolvido facilmente. Com a conexão HDMI é fácil conectá-lo a uma TV ou Monitor. Já as conexões sem fio permitem que o sistema operacional seja controlado com o uso de um teclado, mouse ou até mesmo um controle remoto. Com isso é possível jogar e usar qualquer aplicativo sem maiores problemas.

Não resta dúvida de que o Cotton Candy é o supra-sumo da mobilidade. Porém, quem gostou dele precisa esperar. Por enquanto tudo não passa de um protótipo. Não há previsão para o lançamento oficial. O certo é que ele custará em torno de 200 dólares e poderá rodar outros sistemas como o Linux Ubuntu e até o Windows.