Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Tablet Ypy da Positivo já está à venda [atualizado]

Os primeiros modelos de tablets fabricados pela curitibana Positivo já estão à venda no varejo brasileiro. Chamados de Ypy (que significa "primeiro" em tupi-guarani) os modelos foram os primeiros dispositivos desse tipo desenvolvidos especialmente para o mercado nacional. Esse deve ser o grande trunfo da empresa, já que os tablets vendidos no Brasil não passam de versões adaptadas de aparelhos lançados lá fora, salvo raríssimas exceções.

Os tablets Ypy da Positivo rodam o sistema operacional Android 2.3 foram lançados em duas versões. Um com tela de 7 polegadas e outro com tela de 10 polegadas, seguindo um padrão adotado pela indústria para esses dispositivos. Mas, por enquanto, apenas o Ypy com tela de 7 polegadas chegou ao varejo. O modelo tem duas versões. Uma apenas com conectividade Wi-Fi e outra, com 3G.

Tablet Positivo Ypy

O modelo mais barato, claro, é o Wi-Fi. Ele está à venda online por 759 reais. Já o modelo que permite navegar na internet e baixar conteúdo através da conexão 3G é vendido por 1.199 reais. Por enquanto, a Positivo não informou quando o modelo com tela de 10 polegadas chega ao mercado, nem a que preço. Mas a empresa brasileira deve aproveitar o chamado "Natal dos tablets" e colocar o modelo à venda antes das festas de fim de ano.

Vantagens e desvantagens


Em relação ao punhado de tablets já disponíveis no mercado nacional, o Positivo Ypy tem vantagens e desvantagens. Vamos começar com o que ele tem de bom. O dispositivo roda uma versão modificada do Android Gingerbread, que traz detalhes interessantes como o teclado virtual com "ç" e  a tecla ".br". Além disso, o aparelho conta com um grande ecossistema que dá acesso a conteúdo multimídia. Personalização da interface também deixou as coisas bem fáceis para o usuário, que não terá dificuldade de encontrar o que procura.

No entanto, o dispositivo sofre de algumas deficiências. Em relação ao hardware, sendo que o desempenho é a principal delas. Como outros modelos à venda por aí, o Ypy é acometido de travadas enquanto processa algumas tarefas como abrir programas mais pesados. Outro problema é a baixa sensibilidade da tela, que demora em responder aos comandos.

Enfim, o tablet Ypy trata-se de uma boa opção para quem vai comprar seu primeiro tablet e não quer pagar mais caro por um iPad, ou outro modelo Android como o Galaxy Tab, o Iconia Tab, Ideos S7, o Eee Pad Transformer ou o Xoom.