Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Linux Ubuntu terá versões para dispositivos móveis

Ubuntu AndroidUm dos sistemas operacionais móveis mais conhecidos no mundo é o Android. Como todo mundo sabe, ele é baseado no Linux. Assim como o MeeGo, o SO do Nokia N9. Então, teoricamente, qualquer distribuição Linux poderia ser adaptada para rodar em smartphones e tablets. Não sei se essa afirmação é totalmente correta, mas o certo é que a Canonical quer levar o sistema para além dos PCs.

Essa é a intenção de Mark Shuttleworth, o criador da distro e fundador da Canonical. Pode parecer loucura querer concorrer com o Android, alguns podem pensar. Mas o fato é que não é bem assim. Não podemos esquecer que o Google comprou a Motorola Mobility há poucos meses, e isso está fazendo com que muitas empresas procurem alternativas ao Android para não ficaram dependente dele e do Google.

Um exemplo mais concreto disso é a própria Samsung, uma das fabricantes que mais lucram com o Android. A coreana tenta fortalecer seu sistema operacional proprietário, o Bada, e até criou um prêmio para incentivar desenvolvedores a criarem aplicativos para o seu sistema. Logo, uma versão do Ubuntu para smartphones e tablets poderia ser até bem-vinda.

O único problema é que isso ainda deve demorar. Uma versão do Ubuntu adaptada para telas sensíveis ao toque só deve chegar ao mercado lá por 2014 quando o sistema estiver na versão 14.04. Mas, enfim, como costumamos dizer: antes tarde do que nunca.