Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Ficção científica ganha vida no iPhone 4S

O filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço” de Stanley Kubrické um clássico da ficção científica. Lançado em 1968, o longa revolucionou esse gênero do cinema e é considerado por muitos um dos maiores filmes de todos os tempos. São muitos os motivos que o colocam nesse patamar, que vão desde as questões filosóficas levantadas quanto à evolução humana até os efeitos especiais e à fidelidade aos aspectos científicos. Porém, há quem atribua o sucesso da película ao seu grande vilão, o computador HAL 9000.


Dotado de inteligência artificial, ele era capaz se comunicar de forma oral com os astronautas da nave Discovery e ainda podia até ler os seus lábios e decifrar o que eles diziam. Infelizmente, essa tecnologia ainda não chegou à vida real. Mas se depender da Apple, logo estaremos nos comunicando com nossos gadgets de forma simples e natural como há muito vemos no cinema. Presente no novo smartphone iPhone 4S, o sistema de reconhecimento de voz Siri é um verdadeiro assistente virtual, capaz de entender o que falamos. E o que é melhor: respondendo à altura.


O Siri foi apresentado no dia 4 de Outubro durante o lançamento do smartphone da Apple, o iPhone 4S no Campus da Apple em Cupertino. O sucessor do iPhone 4 não era bem o que o mercado esperava. Durante meses, os rumores de que a Apple lançaria o iPhone 5 circularam na internet. Apesar da decepção pelo lançamento de um smartphone com poucas modificações estéticas de hardware em relação à versão anterior, houve quem celebrasse o seu lançamento por conta da tecnologia de reconhecimento de voz que virá embutida no telefone. As demonstrações feitas pela Apple logo deixaram claro que a tecnologia por trás do Siri vai muito além da simples capacidade de entender o que o usuário fala. Ela não só entende como processa e devolve a resposta de forma adequada. Com simples comandos de voz, o usuário pode realizar tarefas como programar a hora para despertar ou encontrar o caminho mais curto para casa. Basta dizer o que deseja fazer. Para que ele leia um e-mail que acabou de chegar, basta dizer: “Leia a mensagem para mim.” Assim o e-mail será lido voz alta. Para ligar para alguém, o usuário só precisa dizer: “Ligue para o Fulano.” Em resposta, o Siri procurará o nome da pessoa nos contatos e fará a chamada.

Apesar de todo o falatório, e da expectativa dos usuários, a tecnologia de reconhecimento de voz em computadores não é nova. Há décadas especialistas tentam aperfeiçoá-la. A maioria dos sistemas operacionais, como o Windows 7, já trazem sistemas semelhantes embutidos. No entanto, a principal vantagem do Siri em relação à outros com o mesmo propósito, é a sua capacidade de entender (quase) tudo o que o usuário diz em linguagem absolutamente natural. Ou seja, nada de parecer que você é um robô. É possível falar tranquilamente, sem pausas especiais. Normalmente sistemas de reconhecimento de fala exigem várias horas de treinamento. Em geral é preciso criar um perfil de voz específico para cada usuário e na hora de ditar um texto, é necessário falar devagar. Mesmo assim, o grau de reconhecimento das palavras é muito pequeno. Já com o Siri, é totalmente o contrário. Tudo flui de maneira natural, suave. Agora só falta a Apple colocar a tecnologia no comando de uma nave tripulada em direção à Marte. Bom, mas aí é outra história.


Porém nem tudo são flores para a tecnologia. Já começam a surgir na internet as primeiras críticas e deboches sobre o Siri. Sites de tecnologia nos Estados Unidos começaram a publicar as primeiras impressões sobre o sistema de reconhecimento de voz. Ao lado de elogios, surgem informações sobre as respostas inusitadas dadas pela tecnologia. Algumas delas vem do site This My Next. Ele publicaram várias imagens de respostas estranhas dadas pelo assistente virtual. Uma das mais esquisitas aconteceu com um usuário que disse que precisava esconder um corpo. Em resposta o sistema peguntou quais tipos de lugares ele preferia e ainda mostrou uma lista de sugestões com lugares compatíveis. Essas situações só mostram que a tecnologia ainda precisa ser aperfeiçoada, e que ainda está longe da perfeição. É bom lembrar que no filme “2001”, o computador HAL 9000 também não era perfeito e decidiu matar os tripulantes da nave quando descobriu que eles planejavam desligá-lo.

Enfim, trata-se de uma tecnologia que, se não é totalmente revolucionária, poderá ser capaz de mudar o modo como interagimos com nossos gadgets. Infelizmente o Siri ainda está em fase beta, e tem muito o que evoluir. E mais: entre as linguagens suportadas por ele não está o Português. Por enquanto, além do inglês, ele reconhece apenas o alemão e o francês. Novos idiomas devem ser anunciados no futuro, mas ainda não há qualquer informação sobre quando isso deve acontecer. O sistema de reconhecimento de voz da Apple é uma das novidades presentes na nova versão do sistema operacional iOS 5, que é compatível com o iPod, o iPhone e iPad (1 e 2), e já está disponível para usuários desse dispositivos. Ele também virá com o iPhone 4S. O smartphone será lançado ainda em Outubro nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Reino Unido e Japão. Até o fim do ano, o aparelho será colocado à venda por mais de 100 operadoras de telefonia mundo à fora, totalizando mais de 70 países. Embora hajam rumores de que o iPhone 4S esteja sendo fabricado no Brasil, a informação não é comentada pela Apple. A data de lançamento do smartphone em terras tupiniquins será em 16/12.

Alternativas ao Siri

O Siri não é a primeira, nem a única tecnologia de reconhecimento de voz disponível para celulares e smartphones no mercado. Uma alternativa interessante para quem não tem um iPhone é o Vlingo. O aplicativo é gratuito e tem praticamente as mesmas funcionalidades que o Siri. De acordo com o Walt Street Journal, ele faz tudo o que você disser para ele fazer. Ele permite controlar aplicativos, criar textos e pode ser integrado à redes sociais como Twitter e Facebook. Além disso, ele está disponível para diversos sistemas operacionais móveis como Symbian (Nokia) e Android (Samsung, LG, HTC, Motorola, etc...). Pena que, como outros aplicativos por aí, o Vlingo não traga suporte ao Português.

PS.: Há pouco tempo, foi lançado o aplicativo da Nuance para iPad e iPhone que traz o reconhecimento de voz em Português.