Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Os melhores editores de texto para iPhone e iPad

PlainText para iPhone e iPadAcredito que muita gente se pergunta se é possível substituir o computador ou o notebook pelo iPad. E a minha resposta é: não. Ainda não é possível trocar um pelo outro definitivamente. No entanto, há muitas coisas que o iPhone (e principalmente o iPad) permitem fazer sem que sintamos a falta do computador. Uma delas é escrever. Pensando nisso fizemos uma seleção com os melhores aplicativos para edição de texto  para os gadgets da Apple e que podem ser usados enquanto não é lançada uma versão do Office (ou do LibreOffice) para iOS.

PlainText

Disponível gratuitamente na App Store, o PlainText é um aplicativo de edição de textos bem simples. Ele trabalha apenas com texto puro e não permite a formatação das fonte, por exemplo. Por outro lado é muito fácil de usar, apesar de ser em inglês. Ele possui conectividade com o Dropbox, assim é fácil sincronizar os textos com o computador ou notebook sem complicação. Ele organiza os documentos através de pastas. Há suporte a impressão e para o envio dos textos por e-mail. Preço: Grátis.

FioWriter

FioWriterDepois de usar o PlainText durante muito tempo, aproveitei um promoção do AppGrátis e baixei o aplicativo FioWriter gratuitamente, apesar de ele ser pago. Assim como o app mencionado acima ele também só trabalha com arquivos de texto. Ele também possui integração com o Dropbox e iCloud para salvar documentos na nuvem. Uma de suas maiores vantagens está no teclado que possui teclas de atalho do Mac como Option e Command. Além disso ele permite trocar a fonte usada no documento. Pena que seja tão caro. Preço: 20 dólares.

Smart Office 2

Smart Office 2O Smat Office 2 possui um bom conjunto de ferramentas para edição de texto e planilhas para iOS. Ao contrário dos aplicativos anteriores ele possui suporte a documentos do Office como o Word e Excel. Logo possui recursos bem mais avançados para a formatação de texto e impressão. Como os demais ele tem suporte a gravação de documentos na nuvem através do Dropbox e Google Docs e pode quebrar um grande galho em qualquer escritório. No entanto, acho a interface um pouco confusa, apesar de ser em português, e a última versão que utilizei era lenta e sofria com um bug que ocasionava na perda de documentos. Preço: 10 dólares.

Pages

PagesIntegrante do iWork, o editor de textos da Pages é uma das opções mais completas para escrever documentos para iPad. Para muitos é o melhor aplicativo do gênero disponível para o tablet da Apple. Ele possui integração com o iCloud, suporta documentos do Office e permite criar documentos a partir de 16 modelos e estilos criados pela Apple para criar instantaneamente cartas, relatórios, panfletos, cartões e cartazes fantásticos. Um ponto negativo do aplicativo é a lentidão e o fato de o app só funcionar em aparelhos com o iOS 5.1 em diante. Preço: 10 dólares.

Google Drive

Google DocsO Google Drive não é só um aplicativo para guardar arquivos na nuvem. Ele permite visualizar e editar documentos como textos e planilhas de cálculo armazenados na nuvem ou offline. Integrado ao Google, permite que os documentos sejam acessados de qualquer lugar. Um documento criado no iPhone ou iPad pode, posteriormente, ser editado no Android ou num computador com Windows ou Linux. No entanto, o aplicativo para os gadgets da Apple ainda carecem de opções de formatação e funções mais avançadas para poder competir com apps mais completas como o Pages, por exemplo. Mas, por ser grátis, vale à penas usá-lo. Preço: Grátis.

Comentários

  1. O Microsoft Word, o BrOffice.org Writer e o online Google Writely são bom editores de textos. Entretanto, são “bons demais”. Cheios de recursos, eles podem até mesmo atrapalhar usuários que querem “somente” escrever.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.