Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

PlainText: editor de texto para iPhone, iPod e iPad

PlainTextDizem que nem só de pão vive o homem. E eu digo mais: nem só de diversão vivem os donos de iPads e iPhones e iPods Touch. Nos gadgets da Apple também há lugar para aplicativos de produtividade. Afinal, assim é a vida. Há a hora de brincar, jogar e se divertir. Mas também é há a hora para produzir. E para quem precisa usar os aparelhos da Apple para produzir textos, por exemplo, não há porque ficar preso ao aplicativo de notas padrão do iOS.

Uma boa alternativa para isso é o PlainText, um editor de textos gratuito para os sistema operacional da Apple. O PlainText possui bons recursos, tem uma interface que imita o papel e permite organizar os textos em pastas. Ele também oferece a possibilidade de sincronizar os arquivos via Dropbox, para que possam ser abertos no computador. Ideal para blogueiros acostumados à cobrir eventos por aí. Para baixá-lo em seu gadget é só clicar neste link.

Minhas impressões sobre o aplicativo


O PlainText é simples e fácil de usar. Conectado ao Dropbox podemos editar os textos no iPad e sincronizá-lo para o computador. Não é preciso salvar o texto, pois o aplicativo faz isso automaticamente. No entanto, ele é muito limitado e só cria arquivos de texto puro. Ou seja, não é possível mudar as fontes de partes individuais do texto, e nem aplicar qualquer outro tipo de formatação no texto criado. Não é possível, por exemplo, inserir imagens e gráficos e outros elementos.

Enfim, trata-se um programa simples. Mas eu gosto dele justamente por isso. Se o seu trabalho é só escrever e nada mais, ele dá conta do recado. Quem precisa elaborar textos mais ricos e com formatação mais completa pode optar por alternativas como o Pages ou o SmartOffice. O problema é que esses aí são editores de texto pagos.