Pular para o conteúdo principal

PlainText: editor de texto para iPhone, iPod e iPad

PlainTextDizem que nem só de pão vive o homem. E eu digo mais: nem só de diversão vivem os donos de iPads e iPhones e iPods Touch. Nos gadgets da Apple também há lugar para aplicativos de produtividade. Afinal, assim é a vida. Há a hora de brincar, jogar e se divertir. Mas também é há a hora para produzir. E para quem precisa usar os aparelhos da Apple para produzir textos, por exemplo, não há porque ficar preso ao aplicativo de notas padrão do iOS.

Uma boa alternativa para isso é o PlainText, um editor de textos gratuito para os sistema operacional da Apple. O PlainText possui bons recursos, tem uma interface que imita o papel e permite organizar os textos em pastas. Ele também oferece a possibilidade de sincronizar os arquivos via Dropbox, para que possam ser abertos no computador. Ideal para blogueiros acostumados à cobrir eventos por aí. Para baixá-lo em seu gadget é só clicar neste link.

Minhas impressões sobre o aplicativo


O PlainText é simples e fácil de usar. Conectado ao Dropbox podemos editar os textos no iPad e sincronizá-lo para o computador. Não é preciso salvar o texto, pois o aplicativo faz isso automaticamente. No entanto, ele é muito limitado e só cria arquivos de texto puro. Ou seja, não é possível mudar as fontes de partes individuais do texto, e nem aplicar qualquer outro tipo de formatação no texto criado. Não é possível, por exemplo, inserir imagens e gráficos e outros elementos.

Enfim, trata-se um programa simples. Mas eu gosto dele justamente por isso. Se o seu trabalho é só escrever e nada mais, ele dá conta do recado. Quem precisa elaborar textos mais ricos e com formatação mais completa pode optar por alternativas como o Pages ou o SmartOffice. O problema é que esses aí são editores de texto pagos.

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Temas para Nokia N8 e outros smartphones com Symbian^3

E aí, que tal personalizar seu novo smartphone Nokia N8 (ou outro aparelho que rode o sistema operacional Symbina^3) com novos temas? O tema acima, por exemplo, chama-se "illumination bleu" está disponível gratuitamente na Ovi Store com gráficos de alta qualidade e opções de cores em azul, lilás e marrom. Para baixar basta acessar a loja da Nokia .