Pular para o conteúdo principal

Conheça a Graph Search, sistema de buscas do Facebook

O CEO Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou hoje mais cedo uma novidade no campo das buscas, o Graph Search. Trata-se, na verdade, de uma ferramenta desenvolvida para facilitar a vida do usuário. O pessoal do Google deve estar respirando mais aliviado, pois muita gente imaginava que a rede social lançaria um concorrente do buscador. Não chega a ser o caso. A nova ferramenta é, sim, relacionada a pesquisa de conteúdo. No entanto ela deve ficar restrita ao Facebook e aos seus usuários. Ainda não é desta vez que o Google terá um concorrente à altura.

O Graph Search permitirá que os mais de 1 bilhão de usuários realizem buscas dentro das 24 bilhões de fotos e mais de 1 trilhão de conexões utilizando perguntas simples. Claro, tudo respeitando-se a privacidade. As pesquisa ficarão limitadas ás configurações de privacidade de cada usuário e não estarão abertas à toda e qualquer pessoa com um perfil no Facebook. Dentro dos seus círculos os usuários poderão fazer perguntas e obter respostas. Esse é o foco.

Graph Search

Por exemplo, o sistema permitirá que se faça perguntas como "Qual dos meus amigos curtiu Star Wars?" ou "Quias amigos tem fotos em Paris e Nova Iorque?". Coisa desse tipo. Com base nas perguntas o sistema fará uma busca na plataforma social verificando e cruzando as informações compartilhadas, as curtidas, check-ins e tudo o mais relacionado ao conteúdo, e devolverá a respostas.

Por enquanto o novo recurso não estará disponível para todos os usuários do Facebook. Eles ainda está em fase beta e poderá ser testado por um grupo fechado de usuários nos Estados Unidos. A empresa não revelou a data em que pretende tornar a ferramenta disponível para todo o mundo. Mas, baseado em mudanças anteriores, é possível afirmar que a ferramenta vá sendo liberada aos poucos daqui para a frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas....

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Lançamento: celular ZTE Barbie R228 Escola de Princesas

Depois da Disney chegou a vez da Mattel lançar seu celular customizado. Em parceria com a ZTE , a empresa lançou o celular Barbie R228 . É claro que as meninas vão amar o aparelho que, além de ser dual-chip, tem visual todo em rosa e vem recheado de conteúdo relativo à Barbie e ao filme  "Escola de Princesas". E o que é melhor: o celular está à venda no Brasil.