Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

NVIDIA anuncia processador Tegra 4 na CES 2013

A NVIDIA acabou de anunciar durante a CES 2013 o Tegra 4, a nova geração de chips SoC que deverão integrar os smartphones e tablets que serão lançados nos próximos meses. A fabricante diz que se trata do processador para dispositivos móveis mais poderoso já desenvolvido (a empresa fez, inclusive, um comparativo de velocidade usando o tablet Nexus 10 do Google). E não é para menos: o chip conta com uma GPU GeForce de 72 núcleos e promete gráficos 6 vezes melhores que os da geração anterior, o Tegra 3.

NVidia Tegra 4

O novo Tegra 4 também vem com o novo processador de quatro núcleos Cortex A15 e sua fabricação é baseada na arquitetura de 28 nm. Ele ainda conta com suporte à tecnologia 4G LTE de telefonia. O chip introduz no mercado uma nova arquitetura de fotografia computacional, o que permite acelerar significativamente o tempo de processamento da imagem. O processador promete ser 10 vezes mais rápido na hora de realizar os cálculos matemáticos necessário para processar as imagens que nas plataformas atuais.


Ainda em relação à fotografia, a NVIDIA afirma que pretende tornar as câmeras dos dispositivos móveis mais poderosos que a das DSLR. Por isso o Tegra 4 possui suporte a diversas tecnologias como  HDR (demonstrada num vídeo ao vivo). O chip também possui suporte a vídeo de definição ultra alta, também conhecidos como 4K. Outra tecnologia presente no processador é a PRISM 2, que permite diminuir a energia gasta pela luz de fundo das telas dos aparelhos. Em comparação ao Tegra 3, a redução no consumo da bateria pode chegar a 45%, afirma a empresa.

Comentários