Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Steve Wozniak desmente cena do filme jOBS

Ontem os produtores do filme jOBS, que conta parte da vida do co-fundador da Apple, Steve Jobs, revelaram o primeiro trailer do longa metragem que tem previsão de estreia para 19 de Abril de 2013 nos Estados Unidos. Mas parece que o filme não agradou outro fundador da empresa, Steve Wozniak. Woz, como é carinhosamente chamado pelos fãs da Apple, criticou o filme e afirmou que a cena mostrada no trailer simplesmente não aconteceu. Na cena em questão Jobs, interpretado por Ashton Kutcher, tenta convencer o seu amigo Wozniak da importância social dos computadores. No entanto, não foi assim que aconteceu na verdade.


Steve Wozniak afirmou ao site americano Gizmodo o seguinte: "As personalidades estão muito erradas, apesar de a minha ser mais próxima. Não esqueça que o meu objetivo (em desenvolver um computador pessoal) foi inspirado nos valores do Homebrew Computer Club e Steve Jobs não estava por lá, e não ia muito ao clube, então ele é que estava aprendendo sobre a importância social do computador". De fato não é preciso ser um gênio para saber que a história é bem diferente. Por exemplo, no livro Startup, de Jéssica Livingston (Editora Atica, 2009) Wozniak conta que começou a construir seu primeiro computador muito antes de conhecer Jobs. Em 1970 ele construiu um clone do Altair e o chamou de "Cream Soda".

Alguns detalhes sobre o processo de criação da Apple e da construção do primeiro computador da empresa, aquele seria chamado de Apple I, podem ser conferidos na biografia de Steve Jobs. No livro também podemos ver que Wozniak trabalhou duro no projeto do computador em suas horas livres (enquanto ainda era funcionário da HP) antes de apresentá-lo a Steve Jobs. Isso aconteceu em 1975. Jobs ficou fascinado com a máquina e encheu Wozniak de perguntas sobre o computador. Ele também começou a frequentar o Homebrew Computer Club e a partir daí sugeriu a Woz que eles deveriam criar uma empresa e vender computadores. Foi mais ou menos assim que nasceu a Apple.

Steve Wozniak e Steve JobsAcho terrível um filme tão importante, que conta parte da história do surgimento do computador pessoal, já começar com um equívoco. Afinal, o roteirista não leu nenhum livro sobre a Apple, Steve Jobs e Wozniak. Não sabiam que Woz projetou o primeiro computador da maneira como o conhecemos hoje? Ou seja, dotado de monitor CPU e teclado? Woz não só projetou como construiu tudo sozinho. Não precisou de ninguém para lhe dizer como e por que fazer. Muito menos Jobs. Era seu sonho há muito tempo. Enfim, é um erro grotesco cometido pela produção do filme, que compromete a credibilidade do filme. Afinal trata-se de uma obra baseada em fatos reais em não de uma ficção.

Comentários

  1. concordo. Muitos dos fatos que serão apresentados no filme porderiam ser vistos em "Piratas do vale do silicio" mas pelo visto o roteirista e o diretor não assistiram o filme :s

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.