Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Smart Office 2: edite documentos do Office no iPhone e no iPad

Smart Office 2Infelizmente não existem muitos aplicativos gratuitos para criar e editar documentos do Office (Word, Excel e PowerPoint) para iPhone e iPad. Até mesmo as opções pagas carecem de recursos para trabalhar com esses documentos diretamente nos dispositivos da Apple. Uma boa opção disponível na App Store é o Smart Office 2, da Picsel, que está liberado para download gratuitamente por tempo limitado (só até o dia 10 de Setembro). Depois ele volta a ser pago. Essa versão é bem melhor que a original (sobre a qual falamos aqui há algum tempo) e realmente vale à pena pelos seus recursos.


Um dos recursos mais úteis do Smart Office 2 é a compatibilidade com a nuvem, o que permite conectá-lo ao Dropbox ou ao Google Docs e trabalhar com documentos como planilhas e apresentações em dispositivos diferentes. Ou seja, você pode começar a editar um documento do Word no iPhone e no iPad e continuar a trabalhar nele no seu computador. O App possui recursos básicos de formatação e permite a inclusão de imagens nos documentos. Outro recurso bem legal é o de exportar documentos para PDF com o toque de um botão. Um dos pontos positivos do aplicativo é que ele possui interface em Português (de Portugal).

No entanto, a suíte de aplicativos de escritório sofre com a falta de recursos mais avançados e alguns bugs que já existiam na primeira versão do aplicativo. Por exemplo, não há opções de formatação mais avançadas como estilos de parágrafos e a possibilidade de inserir tabelas nos documentos. Outra coisa chata é o recurso de correção ortográfica que faz substituições sem nenhum tipo de aviso ou controle ao contrário de outros aplicativos de edição de texto no iPhone e no iPad.

Em nossos testes, ocorreram diversos problemas com o Smart Office 2. O pior deles ocorreu quando o documento que estava editando simplesmente desapareceu quando alternei entre outro aplicativo. Além disso a sincronização com o Google Docs não funcionou da maneira esperada. Na hora de salvar, tudo bem, ele se conectou à minha conta e salvou o arquivo. Mas depois, apesar de várias tentativas, não consegui mais abrir o documento no iPad. O problema não ocorreu ao abrir um documento localmente.

Enfim, o Smart Office 2 pode ser um bom quebra-galho para abrir e editar documentos do Office no iPhone e no iPad, mas está longe de ser uma ferramenta completa para se trabalhar como já era com sua primeira versão versão. Como aplicativo gratuito ele vale o download, mas o mesmo não pode ser dito se tivermos que pagar por ele.

Comentários