Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

LISA, primeiro computador com interface gráfica faz 30 anos

Apple Lisa19 de Janeiro de 2013, é uma data especial para os fãs da Apple. Nesse dia há exatos 30 anos a empresa americana lançava o LISA, primeiro computador dotado de um mouse e uma interface gráfica do usuário (GUI). Hoje pode não parecer muita coisa, mas para a época foi uma grande revolução. No lugar de digitar comandos de texto, pela primeira vez os usuários poderiam clicar em ícones, acessar pastas e ter algo realmente parecido com os computadores pessoais de hoje.

O projeto do Lisa foi inspirado nas estações de trabalho da Xerox, que Steve Jobs conheceu ao visitar o laboratório Xerox PARC em Palo Alto, Califórnia. O projeto teve início em 1978 e foi comandado pelo próprio Jobs até 1982 quando então ele deixou o projeto para se integrar ao time do Macintosh. O Lisa, por sinal, ao contrário desse último foi um dos maiores fracassos da Apple em todos os tempos. Apesar das inovações ele era caro (era vendido por quase 10 mil dólares) e muita gente considerou uma extravagância o fato do Lisa ter 1 MB de RAM. Hoje pode parecer pouco, mas na época era muito. Muito mesmo.

 As configurações do Apple Lisa era as seguintes: ele era dotado de um processador Motorola 68000 de 5 MHz, contava com 1 MB de RAM, como já dito acima, possuía memória virtual, vinha com um disco rígido de 5 MB e ainda contava com dois drives de disquete de 5.25 polegadas. O sistema operacional era chamado de Lisa OS e contava com um recurso extraordinariamente avançado para época: contava com multitarefa não-preemptivo (cooperativo).

Apple LisaApple Lisa

O fracasso do Lisa foi um grande baque para a Apple. Talvez até uma verdadeira mancha na história da Apple e na biografia de Steve Jobs. O computador, apesar de suas inovações, foi considerado uma espécie de filho rejeitado. Por falar nisso, o fato é que o nome Lisa também não ajudava. Embora todos dentro da Apple soubessem que a máquina levava o nome da filha que Jobs abandonara, a empresa teve de inventar um acrônimo para justificar o contrário. Assim, oficialmente Lisa significa "Local Integrated Software Architecture". O que não ajudou em nada. Internamente os funcionários da Apple chamavam o computador de" Lisa: Invented Stupid Acronym" ou "Lisa: acrônimo estúpido inventado".

Apple Lisa

Uma curiosidade: dizem que a Apple mantém até hoje um grande estoque de Lisas não vendidos num estoque no estado de Utah.

Comentários