Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Descanse em paz, Symbian

Durante o anúncio dos resultados financeiros do último trimestre a Nokia anunciou aquilo que os seus usuários já sabiam: o Symbian está morto. Como um condenado no corredor da morte o sistema operacional só está à espera do seu fim definitivo. E isso deve acontecer em 2013. A companhia finlandesa revelou que o Nokia 808 Pure View é o último celular do mercado a utilizar o Symbian. A partir de agora a empresa dará prioridade ao Windows Phone, da Microsoft.
A Nokia também revelou que continuará investindo em celulares com o S40, sistema operacional dos seus feature phones da linha Asha como o Asha 202, 308, 309 e outros. Voltando ao Symbian. O fato é que a Nokia talvez nem precisa tê-lo matado, pois ele já estava quase esquecido. Sua participação atual no mercado de smartphones é de 2,3%. Como comparação, o Android é dono de 75% e o iOS, da Apple, tem 15% do mercado.

O fim do Symbian

Ou seja, é muito pouco para quem já foi líder. Antes do lançamento do iPhone em 2007, o Symbian era usado não só pela Nokia, mas também por outras fabricantes de celulares como Ericsson, Motorola e Psion. Mas acabou abandonado por elas e apenas a Nokia insistiu em usá-lo. Talvez por falta de opção. Com o surgimento do Windows Phone e com a parceria com a Microsoft, isso mudou. Agora a empresa tem um sistema operacional robusto.

E as vendas mostram que a estratégia da Nokia está no caminho certo. Segundo os números divulgados, a Nokia vendeu 2,2 milhões de aparelhos equipados com o sistema Symbian no último trimestre de 2012. No mesmo período os smartphones da linha Lumia venderam 4,4 milhões. Ou seja, o dobro. Enfim, podemos dizer: descanse em paz, Symbian.

Comentários