Há cerca de um ano a Linux Foundation anunciou o início do desenvolvimento do sistema operacional móvel Tizen. O SO tem apoio da Intel e das operadoras de telefonia NTT DoCoMo e Vodafone. Baseado no Linux como o Android, o sistema será adotado pela Samsung. A companhia sul-coreana anunciou que pretende diminuir a sua dependência do Google. Principalmente depois que a gigante de Mountain View comprou a Motorola.
Ainda não há muitos detalhes sobre os novos aparelhos da Samsung. A empresa afirmou que pretende lançar aparelhos equipados com o sistema operacional Tizen em 2013. Além disso a companhia, que detém 35% do mercado de smartphones e é a maior fabricante do mundo, avisou que poderá aumentar a linha de produtos caso o mercado apresente condições favoráveis para tal.
A Samsung vendeu quase 60 milhões smartphones apenas no terceiro trimestre de 2012 e se mantém na liderança do mercado. A empresa tem uma grande variedade de aparelhos rodando o Android. Entre eles está o smartphone Galaxy S III e o phablet Galaxy Note II, entre outros. A empresa também utiliza o sistema operacional Bada, que equipa a linha Wave. Em relação ao Tizen, no entanto, ainda não há detalhes sobre os smartphones que serão lançados.