Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Fabricantes decretam o fim do netbook

Asus Eee PCAs duas últimas empresas que ainda fabricavam netbooks anunciaram a morte do produto. A Asus e Acer não produzirão mais esse tipo de computador portátil. E talvez pouca gente sinta falta deles. Lançados em 2007 numa época em que os tablets não passavam de conceito, os portáteis conseguiram conquistar um bom espaço. Principalmente por causa do preço mais baixo que o de notebooks. No entanto de lá para cá muita coisa mudou no mercado e o netbook caiu e desgraça.

O fato é que as vendas despencaram. Apenas em 2011 foram vendidos 25% menos netbooks que no ano anterior, de acordo com a empresa de pesquisa Canalys. Na mesma época a venda de tablets atingiu a marca de 63 milhões de unidades. Isso representava mais do dobro da venda de netbooks, que foi de pouco menos de 30 milhões de unidades. No Brasil o aumento nas vendas foi de 351% no último ano. Além da concorrência com os tablets, a baixa margem de lucro pode ser apontada como um dos fatores que contribuíram para o declínio do dispositivo.

Ao que tudo indica o tablet deverá ser o substituto natural do netbook. Por sinal, os tablets podem representar uma séria ameaça até mesmo para os notebooks, que já perdem terreno no mercado e começaram a vender menos que tablets lá fora. Hoje em dia praticamente todas as empresas de tecnologia na área de hardware estão fabricando seus modelos para concorrer com o iPad. Além disso, os smartphones também são apontados como grandes responsáveis pela morte dos netbooks. Esses aparelhos estão cada vez mais inteligentes e baratos, e caíram no gosto do povo.