O mercado de tablets no Brasil está em plena expansão. As vendas no primeiro trimestre de 2012 cresceram 351% em relação ao mesmo período de 2011. Os dados são da consultoria IDC, especializada no setor de tecnologia. Segundo eles no primeiro trimestre deste ano as vendas de tablets foi de 370 mil unidades. A previsão é de que até o fim do ano sejam vendidas mais de 2 milhões e 500 mil unidades. Bem mais que as 800 mil vendidas em 2011.
Em relação à 2010 o crescimento também é expressivo. Naquele ano foram comercializadas apenas 110 mil unidades de tablets. Na época, diga-se de passagem, o iPad reinava absoluto. Hoje o cenário ainda é favorável ao tablet da Apple, mas agora ele já conta com a concorrência de uma grande variedade de modelos de marcas importadas e nacionais como Samsung, ZTE, Huawei, Positivo, DL (Digital Life) e Multilaser, entre outros. Até a falecida Gradiente voltou ao mercado com um modelo de tablet.
As vendas de tablets estão mais aceleradas que as de notebooks e computadores de mesas, avaliou o IDC. A consultoria prevê que para cada notebook (ou netbook) seja vendido um tablet, e a tendência é que essa relação diminua cada vez mais, já que em 2011 eram vendidos 10 notebooks para cada tablet.
Uma informação interessante para quem está pensando em comprar um tablet é em relação ao preço. O IDC havia projetado que apenas 3% dos modelos vendidos no Brasil custariam menos de 1 reais. Hoje esse percentual é bem superior e 33% dos modelos à venda no varejo tem preço de venda abaixo desse patamar. Um dos responsáveis pela queda dos preços é Processo Produtivo Básico (PPB), incentivado dado pelo governo para a fabricação local dos dispositivos.
Em relação à 2010 o crescimento também é expressivo. Naquele ano foram comercializadas apenas 110 mil unidades de tablets. Na época, diga-se de passagem, o iPad reinava absoluto. Hoje o cenário ainda é favorável ao tablet da Apple, mas agora ele já conta com a concorrência de uma grande variedade de modelos de marcas importadas e nacionais como Samsung, ZTE, Huawei, Positivo, DL (Digital Life) e Multilaser, entre outros. Até a falecida Gradiente voltou ao mercado com um modelo de tablet.
As vendas de tablets estão mais aceleradas que as de notebooks e computadores de mesas, avaliou o IDC. A consultoria prevê que para cada notebook (ou netbook) seja vendido um tablet, e a tendência é que essa relação diminua cada vez mais, já que em 2011 eram vendidos 10 notebooks para cada tablet.
Uma informação interessante para quem está pensando em comprar um tablet é em relação ao preço. O IDC havia projetado que apenas 3% dos modelos vendidos no Brasil custariam menos de 1 reais. Hoje esse percentual é bem superior e 33% dos modelos à venda no varejo tem preço de venda abaixo desse patamar. Um dos responsáveis pela queda dos preços é Processo Produtivo Básico (PPB), incentivado dado pelo governo para a fabricação local dos dispositivos.
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