Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

A evolução da web, segundo o Google

O Google divulgou durante a sua conferência anual de desenvolvedores, a I/O, a criação de um site chamado "A Evolução da web". Através dele a empresa traça um panorama interativo da evolução da internet e dos navegadores ao longo de 21 anos, ou seja, desde 1991 com o nascimento do protocolo HTTP até 2012 com lançamento do Chrome 20. O site mostra a histórias dos principais navegadores do mercado desde a época do Mosaic, o pai de todos web browsers praticamente, e também mostra o crescimento da internet no que diz respeito a números.

Basicamente o site é dividido em duas categorias: "Navegadores e tecnologias" e "O crescimento da Internet". Toda a evolução da web é mostrada através de um grande linha do tempo interativa. Na parte dos navegadores e das tecnologias o site mostra como os navegadores Mosaic, Nestcape, Opera, Internet Explorer, Safari, Firefox e o próprio Chrome evoluíram e como algumas tecnologias nasceram, cresceram como o Flash e o HTML5, entre outras.

Evolução da web

Em relação aos números, os dados mostrados pelo site do Google são impressionantes. Por exemplo, em 1993, na época do lançamento do navegador Mosaic, os número de usuários da internet era de pouco menos de 10 milhões. Em 2012 já são 2 bilhões de pessoas utilizando a internet. Outro dado interessante é em relação ao tráfego de dados na internet.

Em 1995 a web movimentava 1 PB (Pentabyte) de dados por mês e o número de usuários já atingia os 4 milhões. Em meados dos anos 2000 os usuários já eram mais de 500 milhões e o tráfego de dados chegava a 100 PB por mês. Hoje, são movimentados 27 mil PB por mês.

Para conferir os gráficos e todos os dados basta acessar o site "Evolução da web (Evolution of the Web)" clicando neste link. É preciso ter um navegador recente para visualizar os dados como o Chrome 19+, o Opera 11+, o Firefox 11+, Safari 5+ ou Internet Explorer 9 e superior.