Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Google revela o novo Android 4.1 Jelly Bean

Android 4.1 Jelly BeanO Google anunciou seu primeiro tablet, o Nexus 7. E, com ele, o Android 4.1 (também chamado de Jelly Bean). A apresentação da nova versão do sistema operacional móvel foi feita pelo diretor de produto do Google, Hugo Barra, no primeiro dia da Google I/O, a conferência de desenvolvedores da gigante de Mountain View que começou nesta Quarta-Feira em São Francisco, nos Estados Unidos. A ideia, segundo ele, para o novo Android é o de oferece uma plataforma de visual agradável, simples, e fácil de usar.

Ainda de acordo com o executivo do Google o Android 4.1 Jelly Bean é a versão mais rápida já lançada do sistema. E também a melhor. A empresa revelou que trabalhou num projeto para tornar a experiência do usuário mais fluida e com melhor qualidade. E parece mesmo ter conseguido. Uma das mais visíveis no que diz respeito à interface está na organização dos widgets, que foi aperfeiçoada e permite que os ícones dos aplicativos sejam redimensionados automaticamente para se adequar melhor.

Uma das novidades mais interessantes do sistema é um recurso ditar textos para o dispositivo com Android 4.1 sem precisar de uma conexão com a internet. O único problema é que o recurso chamado de Voice Typing por enquanto, só vai estar disponível em inglês. Além do recurso de ditado, o Google anunciou melhorias na busca por voz, que ficou mais rápida e parecida com o Siri, da Apple, sendo capaz de dar respostas a perguntas feitas de forma natural pelo usuário.

Google revela o novo Android 4.1 Jelly Bean

Outra novidade apresentada durante a conferência de desenvolvedores, e que estará presente no Android 4.1 foi o Google Now. Trata-se de uma espécie de assistente digital que ajuda o usuário com informações importantes sem que seja preciso pedir. Ele pode fazer coisas como informar o portão de embarque no aeroporto, bem como informar o valor da moeda local para quem viajou para outro país, por exemplo. O recurso também pode ser útil ao ajudar a descobrir o caminho para casa, com informações sobre o trânsito, além de outras informações importantes como qual ônibus pegar ou em qual restaurante ele poderia comer.

O Google, que já havia apresentados novidades para o Google Maps há algumas semanas também revelou melhorias na versão do serviço para o novo Android. Entre elas está um recurso semelhante ao Street View, que permite ao usuário navegar pelo interior de restaurantes, por exemplo.

Segundo o Google, o sistema operacional Android tem mais 400 milhões de smartphones, tablets e outros dispositivos ativos atualmente. O número é bem superior ao de 2011, quando estava na casa dos 100 milhões de dispositivos. Para se ter uma ideia do crescimento do sistema, a empresa divulgou que são ativados 1 milhão de novos aparelhos por dia no mundo todo.

Tablet Nexus 7

A previsão do Google é que o Android 4.1 seja lançado para os smartphones Galaxy Nexus (Galaxy X, no Brasil) e Nexus S, além do tablet Motorola Xoom, lá por Julho. Ele estará disponível através de uma atualização On The Air (OTA). Os desenvolvedores Android já podem baixar o SDK do sistema, que já está disponível na página oficial do Android.

Comentários