Pular para o conteúdo principal

Projeto leva tecnologia para sala de aula no RS

Projeto leva tecnologia para sala de aula no RSHoje tomei conhecimento de um projeto educacional muito interessante realizado pela cidade Tramandaí, no RS. Trata-se do Projeto Maré Digital, que está sendo implantado nas escolas do município do litoral norte do estado conhecido como Capital das Praias. Através dessa iniciativa as instituições de ensino estão recebendo 40 netbooks cada e também uma enorme Lousa Digital para ser usada nas aulas.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tramandaí e "propõe desenvolver um cenário tecnológico educacional que permita mudanças efetivas na concepção e no uso da tecnologia dos profissionais da educação, favorecendo não somente o conhecimento relativo ao recurso empregado, mas sobretudo, o seu uso pedagógico". Desde o início deste ano os professores estão sendo treinados para usar a nova tecnologia em sala de aula.

Na minha opinião essa tecnologia chega um pouco atrasada às escolas, mas antes tarde do que nunca. É bom lembrar que hoje em dia as crianças estão acostumadas com o uso de computadores e tablets. Por sinal, é possível notar que muitos professores que começaram a usar a Lousa (que parece um tablet gigante) estão um pouco assustadas com a novidade.

A inciativa de levar a tecnologia para dentro da sala de aula, claro, é mais que louvável. Mas ainda é pouco. Afinal é apenas uma Lousa Digital por escola e apenas 40 netbooks para os alunos. O ideal é que cada sala tivesse uma lousa e que cada aluno ganhasse um netbook. Em contrapartida acredito que o avanço é real. Como eu disse no parágrafo acima muitas crianças já tem contato com os computadores, mas ainda há um grande número delas, principalmente aquelas que vivem nas periferias, que não sabem o que é tablet, internet e tudo o mais.

via Mulher+

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Temas para Nokia N8 e outros smartphones com Symbian^3

E aí, que tal personalizar seu novo smartphone Nokia N8 (ou outro aparelho que rode o sistema operacional Symbina^3) com novos temas? O tema acima, por exemplo, chama-se "illumination bleu" está disponível gratuitamente na Ovi Store com gráficos de alta qualidade e opções de cores em azul, lilás e marrom. Para baixar basta acessar a loja da Nokia .