Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Alan Turing, pai da computação, é homenageado pelo Google

Doodle festeja o centenário de Alan TuringAlan Turing tem papel de destaque na história da computação como a conhecemos hoje. Pode-se dizer que o cientista britânico é pai da computação. Ele, ao lado de outros nomes, foi responsável por estabelecer a forma como são construídos os algoritmos. Neste sábado, 23 de Junho, o cientista completaria 100 anos se fosse vivo. No dia do seu aniversário, o Google trocou o logotipo da sua página de buscas por um doodle comemorativo.

Nascido em 23 de Junho de 1912 (mesmo ano em que Titanic afundou) Alan Mathison Turing morreu 1954 no dia 7 de Junho. Apenas em 1975 ele foi reconhecido como sendo o "Pai da Informática", pois ate então ele era mais conhecido por seus trabalhos na área de espionagem. Por sinal, sua contribuição foi decisiva durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época Turing trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park num centro especializado na quebra de códigos. O cientista também foi chefe do Hut 8, que era responsável por tentar decifrar os códigos secretos utilizados pela marinha nazista.

Alan Turing, pai da computação

Turing também atuou com êxito em diversas áreas como Química e Biologia. Em 2012 diversas organizações e instituições mundo à fora dedicam-se a comemorar o centenário do seu nascimento. No entanto, a vida do cientista não foi só de glórias. Embora seu trabalho como matemático brilhante fosse reconhecido, ele pode ter pago com a própria vida por ter sido homossexual. Na época, na Grã Bretanha isso era crime e Turing foi processado. Por conta do seu "crime" em 1952 ele teve de se submeter à castração química e foi obrigado a receber injeções de hormônio feminino. Em 1954 o cientista foi encontrado morto depois da ingestão "acidental" de cianureto.

Os feitos de Turing

Alan Turing ficou mundialmente conhecido aos 24 anos de idade, e "consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais". Ele também criou o "teste de Turing", um algoritmo capaz de comprovar se uma máquina poderia ser inteligente. O cientista também chefiou o projeto que resultou na construção do primeiro computador britânico em 1943, o Colossus, que fazia cálculos utilizando cartões perfurados e tinha a missão de decifrar a famosa "Enigma". A máquina era responsável por criptografar as mensagens utilizados pelos alemães para se comunicar. 

Comentários

  1. Max muito dez a homenagem que você faz a Turing. Não sabia tanto dele Na verdade sabia apenas que era considerado o pai da computação, e agora sei muito mais. Obrigado amigo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.