Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Escolas homenageiam Landell de Moura em desfile no RS

Landell de MouraNo último Sábado, dia 24 de Setembro, aconteceu em Tramandaí (RS), a tradicional caminhada cívica da cidade. O evento serviu, ao mesmo tempo, para comemorar a Independência do Brasil, a Revolução Farroupilha e também o aniversário de 46 anos de emancipação da cidade, localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul e conhecida como "Capital das Praias" no estado. E, para mim, o grande destaque do evento foi a homenagem prestada pelas escolas ao grande inventor brasileiro Padre Landell de Moura.

Em 2011 é comemorado o Sesquicentenário do inventor. Nascido em 21 de Janeiro de 1861, o gaúcho de Porto Alegre é pioneiro nas transmissões de voz sem fio. Por isso, ele é considerado o padroeiro dos radioamadores brasileiros. O cientista realizou diversos experimentos e patenteou vários equipamentos essenciais para o avanço da telefonia. Entre eles estão os Transmissor de Ondas, o Telégrafo sem fio e o Telefone sem fio, todos em 1904.

Ele também considerado um dos precursores do Rádio, antes mesmo do italiano Marconi. No entanto, Landell de Moura, como muitos outros cientistas brasileiros, não recebeu o merecido  reconhecimento e morreu no completo anonimato. Desacreditado, ele foi forçado a abandonar suas pesquisas, deixando muitos trabalhos inacabados.

Alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis - Tramandaí/RS
Um detalhe interessante sobre sua vida ocorreu em 1905. Recém-chegado dos EUA, ele pediu ao governo dois navios de esquadra de guerra. Sua intenção era demonstrar inventos que revolucionariam a comunicação. No entanto, ele acabou taxado de "maluco" e deu pedido foi negado. Mais tarde, Marconi faria um pedido semelhante pedido ao governo italiano, que prontamente o atendeu.

Enfim, fico feliz de ver que um brasileiro pode ser considerado um dos grandes inventores da história. Mesmo que o país não o tenha dado grande valor. Aliás, seu descontentamento com o governo, ainda em vida, fez com que ele desejasse doar seus inventos aos britânicos.