Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Página no Facebook conta a história da computação

Evolução do computadorUma página no Facebook intitulada "The Computer" foi criada com o propósito de contar toda a história da computação. Aproveitando dos recursos da timeline da rede social, ela exibe os eventos mais importantes relacionados ao "computador" desde a criação do termo referente à ele no século 18 até os dias atuais. Quem tiver interesse em explorar a página, seja por curiosidade ou para fins educacionais, pode acessar este link e curti-la. O único problema é que ela está em inglês.

Aproveitando a deixa, publicamos uma lista com 10 grandes eventos da história da computação.

1. Z-1, Pascal e a máquina de calcular de Zuse

O Z-1 é considerado o primeiro computador da história, mas há controvérsias quanto à isso. A máquina foi construída por um alemão chamado Konrad Zuse em 1936, que tentou vendê-la aos alemães, mas não obteve sucesso. A primeira máquina de calcular foi construída por Wilhelm Schickard. Por ter se perdido durante a guerra de 30 anos, por muito tempo se acreditou que a avô do computador seria a máquina de calcular de Blaise Pascal que, por sinal, jamais saiu do papel.

2. O projeto de Von Neumann

No início do século XX o matemático húngaro John Von Neumann desenvolveu o primeiro projeto lógico de um computador. A importância do seu trabalho é tão grande que até hoje ele é utilizado nos projetos de novos computadores, e que obedecem a padrões digitais para a execução de tarefas e na análise das informações. O modelo de Neumann prevê que ao entrar os mesmos dados o resultado será sempre o mesmo.

3. O Apple II

O lançamento do computador Apple II em 1977 foi um dos grandes marcos da história da computação.   Ele revolucionou o mercado por ser a primeira máquina a ser vendida com todos os periféricos integrados. Até então, ter computador era complicado, pois os componentes eram vendidos separados e o usuário precisam montar tudo, o que incluía ter que soldar as peças. O Apple II também foi um sucesso por ser o primeiro computador com cores, som e uma linguagem de programação de alto nível, o BASIC, da Microsoft.

Apple II - 1977

4. O Xerox Parc

O laboratório da Xerox Parc em Palo Alto foi responsável por criar tecnologias incríveis. No entanto a empresa não soube aproveitar as tecnologias criadas lá dentro. No entanto, muitos pesquisadores que trabalharam lá tornaram-se grandes nomes na área de tecnologia. O Windows e o Macintosh surgiram depois que os fundadores da Microsoft, Bill Gates e da Apple, Steve Jobs, visitaram os laboratórios do Xerox Parc e tomaram contato com o que acontecia la dentro.

5. O IBM PC

Lançado em 1980 o PC da IBM, assim como o Apple II, foi uma revolução no mundo dos computadores pessoais. O sucesso da produto foi fundamental para transformar a Microsoft numa das maiores empresas de tecnologia do mundo. Isso aconteceu porque a empresa licenciou o sistema operacional DOS (comprado por 50 mil dólares da Seatlle Computer), à gigante recebendo cerca de 50 dólares por cada IBM PC vendido. Por sinal, o computador vendeu 35 mil unidades em apenas 4 meses.

6. O Macintosh

O lançamento do IBM PC pôs a Apple em xeque. A empresa precisava lançar um produto que repetisse o sucesso do Apple II e que fosse bem mais fácil de usar. Esse, aliás, era um entrave no mercado naquela época, pois os computadores não tinham interface gráfica (GUI), ou seja, tudo era feito com comandos de texto numa tela preta. A Apple lançou então Lisa, um computador com interface gráfica e mais fácil de usar, mas que era muito caro (10 mil dólares, quase o preço de 5 PCs da IBM). Em 1981 Steve Jobs assumiu o projeto do Macintosh, o primeiro computador com interface gráfica produzido e vendido em larga escala. Seu grande diferencial era o mouse (criado dentro o xerox Parc), que permitia substituir o uso de comandos de texto por cliques nos ícones.

7. O Windows

Assim como Steve Jobs, Bill Gates também visitou o Xerox Parc e tirou de lá a ideia de criar o Windows, um sistema operacional com interface gráfica. Na verdade o Windows era apenas o velho MS-DOS só que com janelas e ícones. A versão 1.0 do Windows foi lançada em 1985. Steve Jobs, claro, acusou a Microsoft de copiar a Apple, esquecendo-se do fato de que também copiou as ideias da Xerox. Em 1995 surge o Windows 95, o primeiro sistema operacional de 32 bits. Seu grande trunfo em relação a outros sistemas era a multitarefa, que permitia rodar vários programas ao mesmo tempo. O sucesso do Windows ajudou a tornar a Microsoft ainda maior e abriu as portas para seus sucessores como o Windows XP, o Windows Vista (considerado um fracasso) e o Windows 7. O próximo passo da Microsoft é o lançamento do Windows 8 em Outubro feito para rodar em tablets e computadores com arquitetura ARM.

8. iMac

Mais uma vez a Apple revolucionou o mercado de computadores. Nos anos 90 a empresa entrara em declínio após o afastamento de Steve Jobs. À beira da falência, a empresa reincorpora seu fundador após a compra da NeXT, empresa fundada por ele após a saída da Apple, em 1996. De volta, Steve Jobs atua como consultor e, depois, acaba tornando-se CEO. Em 1998 ele apresenta o iMac, um computador com um design revolucionário. O produto foi recebido tão bem pelo mercado que as pessoas fizeram fila na porta das lojas para comprá-lo. O computador unia todos os periféricos num único produto (com exceção do mouse e do teclado) e foi o primeiro do mundo a  aposentar o drive de disquete.

9. iPad

O iPad é um capítulo à parte na história da Apple e dos computadores. Lançado em 2010, o tablet é um novo conceito de computador, que pode ser usado em qualquer lugar. Com tela de 10 polegadas, ele foi um sucesso imediato e caiu no gosto popular. Sua tela sensível ao toque e uma infinidade de aplicativos  pronto para o uso são um dos diferenciais. O iPad inaugurou um novo mercado e agora as maiores fabricantes do mundo também lançam seus próprios modelos de tablet.

10. A escolha é sua

O último item deixamos à cargo do leitor. Deixe um comentário dizendo qual evento na história da computação mereceria estar nesta lista.