Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Sites irritam usuários com notícias falsas no 1º de Abril

Ontem, 1º de Abril, foi o Dia da Mentira. Muitos sites na internet pregaram peças em seus leitores fazendo o que chamamos de "trollagem" com a publicação de notícias falsas. Tudo bem. Brincar é algo saudável. No entanto muita gente ficou irritada com certas notícias não verdadeiras publicadas com o único intuito de atrair usuários para os seus site e conseguir audiência. O Tecmundo, um dos maiores sites de tecnologia do Brasil, por exemplo, publicou que o Megaupload voltaria a funcionar hoje hospedado num servidor brasileiro.

Hoje a notícia ainda era a mais acessada do site. O problema é que muita gente acreditou na brincadeira, e o site só revelou que se tratava de uma notícia falsa na madrugada do dia 2 de Abril. Na última vez que acessei a página havia mais de 2.500 comentários, a maioria falando da falta de respeito com os usuários. Muitos diziam que não acessariam mais o Baixaki nem o Tecmundo se a notícia fosse mesmo fake. E era. O problema em si não foi a brincadeira, mas com o teor da notícia, que explorou um assunto importante como o Megaupload.

Suposta tela do Megaupload que poderia voltar a operar

O pior é que o Tecmundo não foi o único a fazer uma brincadeira de mau gosto. O Ferramentas Blog, do Marcos Lemos foi outro que brincou e não foi feliz. Eu, pelo menos, me senti vítima de uma enganação e não de uma brincadeira. O site, que é uma importante fonte de dicas para blogueiros, publicou uma matéria onde, supostamente, ensinaria como ganhar 100 reais por dia com um blog fazendo pouco esforço. É claro que todo blogueiro sério sabe que isso não existe e que, para ganhar dinheiro na internet é preciso acordar cedo todos os dias e trabalhar duro como em qualquer emprego normal.

A matéria, claro, não passava de uma brincadeira de 1º de Abril. No entanto me senti totalmente enganado por ela vir de um blog sério, que acompanho há um bom tempo. Além disso, o texto está tão bem escrito e explica o processo de maneira tão convincente que é difícil acreditar que se trata de uma trollagem. Agora, só espero que no ano que vem essas brincadeiras não se repitam no ano que vem, pois há um risco muito grande de se perder leitores como eu, que se sentiram até ofendidos por perder tempo lendo notícias falsas na internet.

Comentários