Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Apple fez aniversário: veja algumas curiosidades

No dia 1º de Abril a Apple, maior empresa de tecnologia do mundo, completou 36 anos e está em plena flor da idade. Poderíamos dizer até que ela está em seu auge. Nascida como Apple Computer, Inc., a companhia foi fundada em 1976 por dois amigos de faculdade que tinham muita coisa em comum, além do nome: Steve Jobs e Steve Wozniack. A história da empresa também tem a participação de Ronald Wayne, que abandonou a sociedade duas semanas depois e perdeu a chance de ser um milionário (ou bilionário).

Em suas quase 4 décadas de existência a Apple passou por altos e baixos. Durante um certo período nos anos 80 a empresa perdeu seu CEO e co-fundador Steve Jobs, que foi forçado a se afastar. Apesar do sucesso de produtos como o Macintosh original, do iPod, do iPhone e do iPad, a gigante de Cupertino amargou uma série de fracassos como o seu primeiro tablet Newton e chegou a estar à beira da falência. Curiosamente a empresa acabou salva por um de seus maiores concorrentes: Bill Gates, fundador da Microsoft. Gates foi convencido por Jobs a investir na empresa. E mais curioso ainda, a Apple acabou por se tornar maior que a Microsoft.

Steve Jobs e Steve Wozniack

Um dos grandes responsáveis na guinada da companhia foi o lançamento do iMac em 1998, um computador que revolucionou o mercado. Colorido, o computador unia CPU e monitor numa só peça e tinha uma parte transparente que permitia enxergar os componentes internos da máquina. Em 2001 a companhia lançou o reprodutor de músicas iPod e revolucionou o mercado de música digital. Em 2007 foi a vez da empresa revolucionar o mercado de celulares com o lançamento do iPhone. Em 2010 a companhia lançou o notebook Macbook Air e o iPad. Este último inaugurou um novo mercado, os dos tablets e foi um dos responsáveis por levar a empresa ao patamar atual.


Confira algumas curiosidades sobre a Apple segundo a Wikipédia:

  • O nome "Macintosh" é uma homenagem às maças do tipo "McIntosh Red", muito comum nos Estados Unidos.
  • O símbolo da empresa, uma maçã já mordida, lembra a maçã de Isaac Newton, sendo que a mordida representa o senso de descoberta.
  • Os portáteis e iPhones Apple aparecem em várias séries e filmes tais como "A Orfã", "Buffy, a Caça-Vampiros", "Lua Nova", "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", "O Livro de Eli" e "As Viagens de Gulliver".
  • Nas séries de TV da Nickelodeon como iCarly, Drake e Josh e Victorious, os vários produtos da Apple como o iPhone, iMac, iPod entre outros, são representados por uma fictícia marca chamada Pear. Os produtos são os PearPhone, PearBook, PearTunes entre outros.
  • Na série de televisão, Prison Break são exibidos alguns produtos da Apple, como o computador Macintosh
  • Na série de televisão, Os Simpsons há uma marca paródia da Apple chamada Mapple. Já Steve Jobs, Ex- CEO da empresa, é chamado de Steve Mobs.
  • A empresa está sendo processada em 2011 por 27.000 sul-coreanos por conta de violação de dados pessoais. O processo corre no tribunal de Changwon, em Seoul.
  • Steve Jobs, um de seus fundadores, veio a falecer no dia 5 de outubro de 2011 vítima de câncer no pâncreas.
  • A maior loja da empresa, Apple Store Grand Central, está localizada na cidade de New York.
  • Em dezembro de 2011 a Motorola conseguiu uma liminar para banir produtos da Apple na Alemanha, por conta de violações de patente.

Comentários