Pular para o conteúdo principal

Review do SmartOffice - Um Office para iPad

Aplicativo Smart OfficeHoje, depois de passar alguns meses utilizando aplicativos gratuitos para escrever textos no iPad como o PlainText e o Nebulous Lite, resolvi que era a hora de optar por aplicativos mais completos e, claro, pagos. Logo eu pensei: será que existe algum aplicativo capaz de fazer a mesma coisa no iPad que o Office (no meu caso o LibreOffice) faz no desktop?

Na minha opinião, ainda não. Mas existem algumas opções capazes de permitir a edição de arquivos doc e xls no iPad. Na hora de comprar acabei optando pelo SmartOffice, da Picsel por uma questão de preço. Por R$ 9,99 o aplicativo promete editar os principais tipos de arquivos dentro de um escritório como documentos, planilhas e apresentações, além de visualizar documentos em PDF, entre outros.

Apesar de muitos preferirem o iWork, achei que o SmartOffice era uma opção melhor no meu caso, já que o aplicativo da Apple é vendido por 9,99 reais cada (Pages, Number e Keynote) num total de 29,97 reais, enquanto que o outro sai por um terço do preço. Claro, que a qualidade do produto da Apple deve ser superior. Não vou discutir isso. Outra opção seria o aplicativo Documents To Go, mas acabei desistindo dele porque só a versão premium possui opção de acessar arquivos no serviço Dropbox, o que acarretaria um gasto extra de 7.99 reais além dos 9,99 já cobrados pelo aplicativo.


Enfim, acabei de instalar a suíte no iPad. Veja agora minhas impressões sobre o SmartOffice: em primeiro lugar o aplicativo é todo em inglês, o que pode ser um problema para quem não domina a língua. Apesar dos bons recursos de edição, que permite abrir e salvar documentos do Word, e da opção de acessar arquivos no Dropbox, a falta do recurso de impressão é um problema.

Eu, claro, já resolvi esse problema. Logo depois de descobrir que a suíte SmartOffice para iPad não tem o comando "Print", me lembrei de uma dica que encontrei na revista Info do mês de Março, que usa o próprio Dropbox como um servidor de impressão. A dica consiste em baixar o arquivo VBS ePrint no site da Info. Depois é só descompactar o conteúdo do arquivo em qualquer local do computador e clicar duas vezes (ou apenas uma se você usa o recurso) e esperar ele criar a pasta PrintQueue no diretório Dropbox local.

Não sei se é preciso dizer, mas é bom lembrar que para usar a opção de imprimir a partir do Dropbox é preciso ter o aplicativo aberto e em execução no computador. Para imprimir um arquivo basta copiá-lo para a pasta PrintQueue. Além disso também é preciso estar conectado à internet e com a impressora local instalada corretamente. No SmartOffice basta ir no botão "File", selecionar a opção "Save As..." e salvar o documento que se deseja imprimir na pasta PrintQueue no Dropbox.



Algo interessante no SmartOffice é que ele conta com alguns modelos de documentos que podem quebrar o galho na hora de criar relatórios e planilhas de despesas. Pena que as opções são poucas.

Um dos problemas do aplicativo é a que ele demora um tempo excessivo para realizar as tarefas. De vez em quando ele dá algumas travadas e fecha sozinho. Acessar a opção de navegar pelas páginas de um aplicativo muito grande no sistema em carrossel deixa o sistema um tanto lento. Além disso, a suíte também carece de um corretor gramatical, o que pode prejudicar quem escreve muito e precisa ser minucioso para não deixar passar erros e enganos na hora de produzir seus textos.

Enfim, quem pode ou tem disposição pode optar por comprar uma suíte mais completa como a iWork ou o DocsTo Go Premium.

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Temas para Nokia N8 e outros smartphones com Symbian^3

E aí, que tal personalizar seu novo smartphone Nokia N8 (ou outro aparelho que rode o sistema operacional Symbina^3) com novos temas? O tema acima, por exemplo, chama-se "illumination bleu" está disponível gratuitamente na Ovi Store com gráficos de alta qualidade e opções de cores em azul, lilás e marrom. Para baixar basta acessar a loja da Nokia .