Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Novidades sobre o Android no Google I/O

Aconteceu a semana passada em São Francisco a Google I/O, a conferência anual de desenvolvedores do Google. E muitas novidades começam a chegar sobre o sistema operacional Android e outros serviços e aplicativos da gigante de Mountain View. São tantas informações, que vou fazer um pequeno resumo do que anda acontecendo por lá.

A primeira novidade divulgada na I/O Conference é o novo serviço de música na nuvem, o Google Music Beta. Para entrar no serviço é preciso pedir um convite neste endereço. No entanto, ele ainda não está disponível para usuários fora do Estados Unidos ainda.

Google Music Beta

O lançamento da nova versão do Android Honeycomb para tablets, a 3.1 foi confirmada. Uma das novidades é a versão para a Google TV, que ganhará suporte, por exemplo, ao chamado USB Hub. Isso permitirá que o usuário conecte vários tipos de acessórios na TV como teclados.


O primeiro tablet a receber a atualização para a versão 3.1 do Android será o Motorola Xoom. Mas, por enquanto, ela só estará disponível para os clientes da operadora americana Verizon. Agora vamos ver quando o Android 3.1 chega por aqui.

Android 4.0

O Google também confirmou que a próxima versão do Android, a Ice Cream Sandwich será lançada no fim do ano. A principal mudança é que não haverá mais uma versão do Android para smartphones e outra para tablets. As duas serão uma só.


O Google também anunciou o Android Open Accessory, uma espécie de SDK para o sistema operacional Android que permitirá aos fabricantes o desenvolvimento de acessórios capazes de interagir com o software do smartphone. Um exemplo divulgado pelo Google é CardioQuest, capaz de monitorar os batimentos cardíacos enquanto o usuário se exercita. Por enquanto só será possível usar a porta USB do smartphone, mas no futuro também será possível interagir com o aparelho Android via Bluetooth.


Outra novidade vinda do Google I/O se chama Android at Home. Assim como já acontece com o iPad, em breve smartphones e tablets Android poderão controlar uma série de equipamentos dentro de casa como home theathers, alarmes e luzes.

Outras novidades

A empresa também aproveitou o evento para lançar seu primeiro modelo de notebook com sistema operacional Chrome. Além disso empresa também lançou um serviço de compartilhamento de músicas para Android, o Google Movies. E para resolver um velho problema do Android, a fragmentação, o Google divulgou uma parceria com fabricantes e operadoras para garantir que os smartphones comprados com o SO devem receber atualizações até 18 meses após a compra.

E para quem procura os melhores aplicativos para seus smartphones Android, o Google divulgou diversas melhorias no Android Market, que possibilitam encontrar diferentes maneiras de encontrar aplicativos interessantes por lá.

Comentários