Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Nova política de atualizações do Android

Se existe uma desvantagem no Android em relação ao iPhone é a tal da "fragmentação" do sistema. Enquanto donos dos smartphones da Apple como o iPhone 3GS e o iPhone 4 podem contar sempre com a última versão do sistema operacional, usuários do Android não tem qualquer garantia de que um aparelho recém-adquirido poderá contar com uma atualização do SO.

Hoje, ainda há fabricantes vendendo smartphones com versões antigas do Android como a 1.6 ou 2.1. A até o Android 2.1 Eclair, por exemplo, o sistema móvel do Google não tinha suporte ao Flash. Por isso, muitos usuários precisam recorrer à modos alternativos para driblar esse tipo de limitação (e que nem sempre dão certo), enquanto o fabricante do aparelho não lança um atualização do Android.

Android

Mas o boa notícia é que o Google quer por uma ordem nessa bagunça e tornar as atualizações mais constantes. Ontem, durante a conferência Google I/O nos Estados Unidos, a empresa divulgou que fez um acordo com as maiores operadoras dos Estados Unidos e com seus parceiros como a Samsung, LG, Sony Ericsson e HTC para garantir que smartphones Android sejam atualizados para versões mais recentes do sistema.

O Google quer que os aparelhos (smartphones e tablets) recebam atualizações por no mínimo 18 meses depois da compra. Fora dos EUA, apenas a Vodafone, na Europa, foi mencionada no acordo. Por aqui ainda não sabemos se poderemos contar com essas atualizações.

Embora essa questão seja bem interessante, é bom lembrar que nem sempre o aparelho tem hardware poderoso o suficiente para rodar uma versão mais recente do Android. De qualquer maneira, fico feliz em ver que o Google está trabalhando para resolver o problema e que no futuro as atualizações no Android possam ser lançadas ao mesmo tempo para todos os aparelhos.

Pelo menos, esse é um sonho dos usuários.

Comentários