Os Androids estão por toda parte. Populares, os smartphones que usam o sistema operacional do Google cada vez mais se tornam vulneráveis à ataques de hackers. E para a infelicidade dos usuários mais uma falha de segurança envolvendo o sistema foi descoberta por pesquisadores alemães. O problema afeta mais de 99% dos smartphones Android do mundo.
De acordo com os pesquisadores, o sistema de login do do Google, chamado de ClientLogin, utiliza um modo de autenticação que deixa os dados do usuários desprotegidos. Quando você se conecta a um dos serviços do Google como o Gmail, por exemplo, o nome do usuário e a senha não são criptografados. O problema abre as portas para que hackers possam capturar essas informações. Basta que o smartphone se conecte a uma rede Wi-Fi não segura, ou mesmo criada com essa única intenção.
Todas as versões do Android são vulneráveis, exceto a Gingerbread 2.3.4, que ainda está longe de 99% dos aparelhos. Para não ter suas informações roubadas os usuários devem evitar se conectar a redes sem fio públicas e não confiáveis, e preferir acessar a internet pela conexão 3G.
Além disso sempre é bom instalar aplicativos de segurança, que podem proteger o aparelho de cidadãos mal-intencionados. Outra dica é não deixar que o smartphone se conecte a redes sem fio automaticamente.
Atualização
Acreditamos que a essa altura, no ano de 2024, praticamente mais nenhum celular ainda tenha essa versão do Android instalada. É uma versão muito defasada, que ficará na história como uma das mais populares do sistema.
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.