Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Anatel proíbe três operadoras de telefonia de venderem novos chips [ATUALIZADO]

A Folha acabou de publicar uma matéria informando que 3 das maiores operadoras de telefonia do país não poderão comercializar novos chips de celular a partir deste Quarta-Feira. A informação ainda não é oficial e os detalhes devem ser surgir daqui a pouco durante uma coletiva de imprensa marcada pela Anatel. A medida afeta as operadoras Claro, TIM e Oi. Juntas as empresas são responsáveis por 70% do mercado. Apenas a Vivo não está incluída na medida.

A proibição de vender e ativar novas linhas deve atingir diversos estados. A TIM, por exemplo, deverá ser impedida de vender chips em 15 estados. Já a Oi em 6 e a Claro em 3. A medida adotada pela Anatel é similar à tomada pelo Procon de Porto Alegre, que proibiu todas as operadoras de ativarem novas linhas e de venderem novos planos de internet 3G. Além disso a OAB/RS também já solicitou que a medida seja ampliada para todo o RS.

Celulares


A atitude tomada pela Anatel, se confirmada, é decorrência (assim como em Porto Alegre) do grande número de reclamações por parte dos consumidores. A atitude de proibir as vendas é considerada extrema e só seria aplicada como último recurso, de acordo com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Nesse caso, a Agência Nacional de Telecomunicações teria analisado os dados das operadoras antes de adotar a medida. O principal problema apontado é a interrupção dos telefonemas no meio da ligação.

A Vivo, apesar de não estar incluída na proibição, também deve melhorar o serviço prestado. Ainda de acordo com a Folha, as operadoras deverão apresentar um plano que deve incluir o seguinte: melhora na infraestrutura; no atendimento ao consumidor; completamento de chamada.

Atualização

A informação acaba de ser confirmada pela Anatel com algumas diferenças em relação ao que foi dito acima. No caso da TIM a proibição vigorará em 19 estados. A Oi foi afetada em 5 estados. A medida, anunciada pelo presidente da Anatel, João Rezende, começa a valer a partir da próxima Segunda-Feira, dia 23 de Julho. Agora as empresas tem 30 dias para apresentar planos de melhoria nos serviços prestados. Ele também afirmou que em alguns lugares as reclamações chegam a 100%. Por conta disso as ações das operadoras TIM e Oi tiveram fortes quedas na Bolsa de Valores de São Paulo.