A finlandesa Nokia anunciou ontem a chegada de dois modelos de smartphones. Um deles é o topo de linha da empresa, o Lumia 900, com sistema operacional Windows Phone 7.5. Ele tem preço sugerido de R$ 1.799. O outro modelo a desembarcar no país é o Nokia 808 Pure View com sistema operacional Symbian (agora chamado apenas de Nokia Belle), câmera de 41 MP e custando R$ 1.999. Ambos os modelos estão em pré-venda na Loja Online da Nokia.
O preço do Nokia 808 Pure View não é nenhuma surpresa, pois já havíamos antecipado que ele custaria 2 mil reais há algumas semanas. O mesmo podemos dizer do Nokia Lumia 900: em Junho a gente já havia dito em Junho que o carro chefe da linha Lumia chegaria ao Brasil em Julho pelo preço de 1.800 reais, o que acabou confirmado.
Ainda não se sabe como será a aceitação do mercado para os novos modelos. No caso do 808 Pure View há algumas semanas a Nokia tentou fazer uma campanha de marketing meio desastrosa, e pode até ser processada por isso. Tudo começou com um vídeo divulgado na internet através das redes sociais chamado "Perdi meu amor na balada". Ele contava a história de um rapaz que conheceu o amor de sua vida na balada, mas acabou perdendo o contato com ela. Para tentar encontrar a moça ele gravou um vídeo e pediu ajuda dos usuários das redes sociais.
O problema é que muita gente acreditou na história que, no fim, não passava de um golpe de marketing viral para promover o Nokia 808 Pure View. O resultado foi uma enxurrada de reclamações de pessoas que se sentiram enganadas. Por conta das denúncias dos consumidores o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo para investigar se a Nokia desrespeitou o Código de Defesa do Consumidor. O maior problema está no fato da empresa ter criado um página no Facebook em nome da campanha sem citar a marca, o que é proibido.