Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Descoberto o primeiro malware para iPhone e iPad

Aí vai uma péssima notícia para quem acha que a App Store é à prova de falhas: acaba de ser encontrado na loja de aplicativos da Apple o primeiro malware feito especialmente para o iOS. A descoberta foi feita por um especialista em segurança da Kaspersky. O aplicativo malicioso é chamado de "Find and Call" e estava disponível na App Store russa. Ele também tem versão para Android.

O "Find and Call" está sendo considerado o primeiro cavalo de troia desenvolvido para os gadgets da Apple porque sua única função era o de roubar dados. Sem que o usuário soubesse, o aplicativo capturava os contatos do aparelho e enviava para um servidor localizado na Rússia. Tudo sem ninguém desconfiar. Ninguém mesmo, pois nem o pessoal da Apple, nem o usuário, sabia o que o programa fazia na surdina. A boa notícia é que o aplicativo foi retirado da App Store.


O problema é que os dados foram roubados e acabou, e quem instalou o aplicativo sem saber ajudou a criar um banco de dados com milhares, talvez milhões de contatos que farão parte de uma rede que envia spam via SMS. O pior é que não é a primeira vez que um aplicativo viola as regras da App Store e coleta dados dos usuários de forma não-autorizada. 

Há algum tempo teve o jogo Aurora Feint e o aplicativo Path. A diferença é que nesses casos não havia a intenção explícita de roubar informações. Seja como for, o fato é que a App Store já não é perfeita. Assim como aconteceu com o Mac, que era imune à vírus, o iPod, o iPhone e o iPad podem acabar se tronando vulneráveis se a Apple não tomar mais cuidado.