Já fazem algumas semanas que os rumores em torno de uma nova versão do iPad, que está sendo chamado de iPad Mini, circulam na internet. Na verdade a primeira vez que comentamos sobre ele foi lá em Março. Na época essa era uma possibilidade remota e que pouca gente acreditava ser possível. Desta vez, porém, vários sites estrangeiros dão o lançamento como certo. E um site japonês agora foi ainda mais longe ao afirmar que o iPad Mini pode ser fabricado no Brasil.
A verdade é que é notório o fato de a fábrica da Foxconn não estar operando à todo o vapor. A empresa produz desde o ano passado o iPhone 4 de 8 GB e o iPhone 4S na sua planta de Jundiaí e não teria problemas em expandir sua capacidade para montar a versão menor do iPad. O novo tablet pode ser lançado em Outubro com um processador de 4 núcleos e tela de 7.85 polegadas. Ao mesmo tempo a Apple poderia também anunciar a nova versão do iPhone.
Por trás da possibilidade da Apple lançar o iPad Mini estaria o avanço dos tablets Android no mercado. A gigante de Cupertino poderia estar preocupada em manter sua posição no mercado. A intenção seria a de concorrer diretamente com modelos como o Kindle Fire e o recém-anunciado Nexus 7 do Google. Um dos calcanhares de Aquiles do iPad é o preço alto. Com um modelo menor e mais barato, a Apple teria mais um trunfo nas mãos.