Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Conheça a história do Windows - sistema operacional completa 27 anos

Windows 95

O Windows comemora 27 anos hoje, 20 de Novembro. O sistema operacional da Microsoft começou a ser desenvolvido em 1981 e foi anunciado em 1983. A chegada ao mercado do Windows 1.0 ocorreu em 1985. Em seus primórdios o Windows não era um sistema operacional completo. Na verdade ele não passava de uma camada gráfica desenvolvida para tornar mais fácil o uso do MS-DOS, que era baseado em comandos digitados numa tela negra. Mais precisamente tratava-se de uma Interface Gráfica para o Usuário (GUI).

O sistema utilizava o sistema o conceito de ícones e janelas (windows, em inglês) e sua facilidade de uso o tornou o sistema operacional mais usado do mundo. Atualmente o SO está presente em 92% dos computadores desktops no Brasil, de acordo com o Net Market Share, sendo que o Windows 7 é a versão mais utilizada estando instalado em 57% dos PCs. Em segundo lugar está o Windows XP, presente em 31% das máquinas. Em 26 de Outubro a Microsoft lançou o Windows 8, a primeira versão do sistema desenvolvida para rodar em tablets e colocou o no mercado o seu próprio dispositivo, o Surface.

Windows 95

Uma das versões mais populares do sistema foi o Windows 95. Lançado em 24 de Agosto de 1995, foi a primeira versão do sistema a trazer multitarefa e o suporte a nomes longos de arquivos, pois era um sistema de 32 bits e não mais de 16 bits como até o Windows 3.1. Versões posteriores do Windows 95 passaram a ter suporte ao sistema de arquivos FAT32 e disco rígidos com mais de 2 GB, além de dispositivos USB, que ainda eram raros na época.


Outra novidade do Windows 95 foi em em relação a interface, totalmente remodelada, com a inclusão da barra de tarefas. Mas o grande destaque foi a inclusão do menu Iniciar presente em todas as versões do Windows lançadas depois dele. O Iniciar foi decisivo para o sucesso do Windows 95. Curiosamente a Microsoft resolveu acabar com ele no Windows 8 para a infelicidade dos usuários. Entre os aplicativos mais populares do sistema estão justamente aqueles que prometem devolver o menu Inciar ao sistema.

Windows XP

Depois do sucesso do Windows 95 a Microsoft não fez muitas modificações no Windows, limitando-se a aperfeiçoá-lo. Antes do Windows XP, a empresa lançou o Windows 98 e o Windows ME. O XP, por sinal foi uma das maiores revoluções depois do Windows 95, trazendo diversas melhorias e uma nova interface que se destacava por ser colorido. O Windows XP era baseado no Windows NT, muito mais estável e seguro, e chegou ao mercado em 25 de Outubro de 2001. Rapidamente ele se tornou o sistema mais usado do mundo.

Windows XP

Windows Vista

O Windows Vista foi um dos maiores fracassos da Microsoft em toda sua história. Foi lançado em 31 de Janeiro de 2007. Ele era pesado, lento e precisava de um hardware robusto para rodar. A grande novidade do sistema foi a interface Aero, muito mais bonita, com suporte a widgets. Outras novidades ficaram por conta do Readyboost e do SuperFetch. A promessa era de maior segurança em relação às versões anteriores do Windows. No entanto, as falhas de segurança continuaram sendo um problema.

Windows Vista

Windows 7

O Windows 7 começou a ser vendido no dia 22 de Outubro de 2009. A interface era semelhante à do Vista, mas com diversas melhorias. Ele também trazia suporte a tela sensíveis ao toque, suporte a comandos de voz, podia tocar Blu-Ray nativamente e contava com compatibilidade com programas do Windows XP através do modo XP. Mas o mais importante é que o Windows 7 tinha um desempenho muito superior ao do Vista, podendo rodar em computadores bem menos poderosos. Isso contribuiu significativamente para o sucesso dessa versão, que acabou se tornando mais popular que o Windows XP em 2012.

Windows 7

Windows 8

Com o lançamento do Windows 8 em 26 de Outubro de 2012 a Microsoft prepara uma nova revolução. Desta vez o foco do sistema operacional são os tablets e computadores híbridos com telas sensíveis ao toque. A mudança na interface gráfica é uma das mais radicais da sua história. No lugar de ícones, janelas e do menu Inciar, a Microsoft resolveu apostar num sistema de ladrilhos que são capazes de mostrar detalhes não só dos programas como também de outras partes do sistema. Ainda é cedo para dizer se o sistema terá sucesso. 

Windows 8

O certo é que a Microsoft tem uma briga ferrenha pela frente. Ao contrário dos anos anteriores, vive-se uma época em que os tablets como o iPad, principalmente, estão relegando o PC para o segundo plano e tomando cada vez mais o seu lugar. Muitos chamam isso de a era pós-PC e só o futuro dirá se ela é uma realidade ou trata-se apenas de uma moda passageira. Por enquanto, parece que não.

Comentários