As operadoras de telefonia e banda larga estão entre as empresas com o maior número de reclamações nos Procons de todo o Brasil. Entre os maiores problemas apontados pelos clientes dessas empresas estão a falta de sinal, a queda nas ligações e a velocidade da internet banda larga. A boa notícia, nesse último caso, vem da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que liberou uma ferramenta para testar a qualidade da banda larga no Brasil.
A ferramenta de testes está disponível no site da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) de Banda Larga. Disponível na forma de um software que roda direto no navegador utilizando Java, e que dispensa a instalação, a ferramenta é muito simples de usar. Basta acessar este endereço da web e clicar no botão "Faça seu teste agora" e espera a conclusão. A análise da velocidade leva entre 1 e 2 minutos. A aferição da qualidade da rede se baseia na Resolução Anatel n.º 574, de 28 de outubro de 2011.
A ferramenta deve auxiliar os usuários a medir a velocidade da internet e verificar se as prestadoras do serviço estão cumprindo as exigências da Anatel. De acordo com a agência as operadoras devem oferecer 60% da velocidade contratada mensalmente, em média. Já a medida instantânea da velocidade deve ser de, no mínimo, 20% da contratada.
Os clientes também contam com uma ferramenta para medir a velocidade da internet 3G utilizada em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Por enquanto está disponível no Google Play o aplicativo para Android. Até o fim de Novembro a Anatel deve liberar a versão do aplicativo para iOS. Ele permitirá a medição de velocidade da banda larga no iPhone e no iPad, os gadgets da Apple.
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