Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Android é dono de 72% do mercado de smartphones

O gigante da internet, Google, tem muitos motivos para comemorar o seu sucesso no mercado de smartphones. Segundo dados do Gartner, o Android é o primeiro colocado no ranking de sistemas operacionais móveis. O robozinho reina absoluto com 72% de participação no mercado mundial de celulares inteligentes. Com 122 milhões de unidades vendidas o sistema deixa para trás o todo poderoso iOS, da Apple, o software que dá vida ao iPhone 5 e ao iPad.

Outrora dominante no mercado, o iOS agora ocupa a segunda posição e detém apenas 14% do mercado. Foram vendidos 23,5 milhões de iPhones no período de 2012, mas a demanda tem caída por conta do lançamento do iPhone 5, o que diminuiu o interesse dos consumidores pelos modelos antigos como o iPhone 4 e iPhone 4S. É bom lembrar, também, que o Android roda numa infinidade de aparelhos. Só para citar alguns: Samsung Galaxy S IIIGalaxy S III Mini, LG Optimus 4X HD, LG Nexus 4, Samsung Galaxy Pocket, entre muitos outros.

Versões do Android

A pesquisa do instituto também revelou que o Blackberry ainda resiste no mercado e ocupa a terceira posição no ranking de sistemas operacionais. Ele detém 5,3% do mercado e vendeu pouco menos de 10 milhões de smartphones este ano. O número é considerável levando-se em conta que a empresa parece estar estagnada e praticamente não lançou nenhum modelo novo nos últimos meses.

Fora do pódio, em quarto lugar, aparece o sistema operacional prioritário da Samsung, o Bada, que equipa os celulares da linha Wave, da Samsung. O Symbian, da Nokia, que já foi o líder do mercado aparece apenas na quinta posição e segue o caminho da extinção, tendo sido abandonado pela fabricante finlandesa em detrimento do Windows Phone. O sistema da Microsoft é usado não só pela Nokia, mas também por diversos fabricantes de celulares como HTC, LG e Samsung. Em sexto lugar, o sistema ainda tem muita estrada pela frente.

Comentários