Além de comprar o Windows 8 Pro na caixa, quem tiver adquirido um computador entre o período 2 de junho de 2012 e 31 de janeiro de 2013, com Windows 7 Home Basic, Home Premium, Professional ou Ultimate pré-instalado poderá fazer o upgrade do sistema para o Windows 8 por apenas 29 reais. Para isso, depois de comprar o computador, o usuário deve acessar o site do programa Oferta de atualização do Windows e se cadastrar.
Os usuários que não se sentem à vontade para atualizar seu computador de forma definitiva pode optar por baixar uma das versões de testes disponibilizadas pela Microsoft. O download do Windows 8 é gratuito e pode ser feito no site da Microsoft. Nesse caso o usuário tem 90 dias para testar o sistema e tentar se adaptar à nova interface Metro adotada pela empresa. Mas é bom lembrar que quem instalar alguma dessas versões como a Developer Preview ou a Release Preview, por exemplo, não poderá fazer a atualização para a versão final do sistema operacional.
O fato é que o Windows 8 é a maior mudança no sistema desde o lançamento do Windows 1.0. Como digo no título deste post, a Microsoft quer mudar o mundo. Acostumada a estar presente nas casas, a empresa assistiu de camarote a ascensão da Apple com o iPad e todos seus clones Android. A gigante falhou em perceber que o tablet é o centro das atenções e que está tirando uma parte do mercado de computadores domésticos. Para a maioria das pessoas e, como pregou Steve Jobs, estamos na era pós-PC. Basicamente pode-se dizer que o quarteto CPU, monitor, mouse e teclado pode estar com os dias contados. Com o crescimentos dos smartphones e tablets, o mundo está cada vez mais móvel.
O velho computador caseiro, antes fadado a ficar no quarto, agora está por toda a parte. Na forma de um tablet. O iPad revolucionou o modo como interagimos com o computador, e transformou a Apple na maior empresa do mundo. Hoje não precisamos mais ficar sentados numa cadeira digitando num teclado. Não, podemos nos sentar na dala, no jardim, numa praça e navegar pela internet. O mundo está ao alcance dos dedos. Nos acostumamos a tocar em vez de clicar. O iPad é muito fácil de usar. E a Microsoft não vou isso. Foram dois anos para aprontar o Windows 8 e começar a pensar em ocupar um lugar no mercado móvel. E não vai ser fácil.
Na verdade, contrariando a ideia inicial deste post, a Microsoft e o Windows 8 não estão prontos para mudar o mundo. O mundo já mudou, e faz tempo. Se na época da sua fundação a empresa foi genial ao firmar uma parceria com a IBM e conseguiu dominar o mercado de computadores pessoais, hoje ela sofre as consequências de ter subestimado a evolução do mundo e da tecnologia. E, não, a Microsoft não vai mudar o mundo. Não desta vez. Agora ela vai lutar para se adaptar à ele. É como dar a mão à palmatória. A Microsoft, enfim, se rendeu ao mundo móvel. Logo ela terá no mercado seu tablet Surface e saberemos se ele será capaz de enfrentar a supremacia do iPad. Quem viver, verá. É clichê, mas é verdade.
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.