Pular para o conteúdo principal

O Windows 8 chega ao mercado pronto para (tentar) mudar o mundo

Hoje é o grande dia esperado pelos fãs da Microsoft e, mais especificamente, do Windows. O sistema operacional mais popular de todos os tempos nos lares de praticamente todo o mundo poderão comprar e instalar em seus computadores o Windows 8. A pré-venda do Windows 8 Pro começou há alguns dias em diversas lojas brasileiras por um preço mais razoável que as versões anteriores do sistema como o Windows Vista e o Windows 7. O lançamento do sistema é crucial para a Microsoft, que este ano registrou seu primeiro prejuízo financeiro da história.

Além de comprar o Windows 8 Pro na caixa, quem tiver adquirido um computador entre o período 2 de junho de 2012 e 31 de janeiro de 2013, com Windows 7 Home Basic, Home Premium, Professional ou Ultimate pré-instalado poderá fazer o upgrade do sistema para o Windows 8 por apenas 29 reais. Para isso, depois de comprar o computador, o usuário deve acessar o site do programa Oferta de atualização do Windows e se cadastrar.

Interface Windows 8

Os usuários que não se sentem à vontade para atualizar seu computador de forma definitiva pode optar por baixar uma das versões de testes disponibilizadas pela Microsoft. O download do Windows 8 é gratuito e pode ser feito no site da Microsoft. Nesse caso o usuário tem 90 dias para testar o sistema e tentar se adaptar à nova interface Metro adotada pela empresa. Mas é bom lembrar que quem instalar alguma dessas versões como a Developer Preview ou a Release Preview, por exemplo, não poderá fazer a atualização para a versão final do sistema operacional.

O fato é que o Windows 8 é a maior mudança no sistema desde o lançamento do Windows 1.0. Como digo no título deste post, a Microsoft quer mudar o mundo. Acostumada a estar presente nas casas, a empresa assistiu de camarote a ascensão da Apple com o iPad e todos seus clones Android. A gigante falhou em perceber que o tablet é o centro das atenções e que está tirando uma parte do mercado de computadores domésticos. Para a maioria das pessoas e, como pregou Steve Jobs, estamos na era pós-PC. Basicamente pode-se dizer que o quarteto CPU, monitor, mouse e teclado pode estar com os dias contados. Com o crescimentos dos smartphones e tablets, o mundo está cada vez mais móvel.

O velho computador caseiro, antes fadado a ficar no quarto, agora está por toda a parte. Na forma de um tablet. O iPad revolucionou o modo como interagimos com o computador, e transformou a Apple na maior empresa do mundo. Hoje não precisamos mais ficar sentados numa cadeira digitando num teclado. Não, podemos nos sentar na dala, no jardim, numa praça e navegar pela internet. O mundo está ao alcance dos dedos. Nos acostumamos a tocar em vez de clicar. O iPad é muito fácil de usar. E a Microsoft não vou isso. Foram dois anos para aprontar o Windows 8 e começar a pensar em ocupar um lugar no mercado móvel. E não vai ser fácil.

Na verdade, contrariando a ideia inicial deste post, a Microsoft e o Windows 8 não estão prontos para mudar o mundo. O mundo já mudou, e faz tempo. Se na época da sua fundação a empresa foi genial ao firmar uma parceria com a IBM e conseguiu dominar o mercado de computadores pessoais, hoje ela sofre as consequências de ter subestimado a evolução do mundo e da tecnologia. E, não, a Microsoft não vai mudar o mundo. Não desta vez. Agora ela vai lutar para se adaptar à ele. É como dar a mão à palmatória. A Microsoft, enfim, se rendeu ao mundo móvel. Logo ela terá no mercado seu tablet Surface e saberemos se ele será capaz de enfrentar a supremacia do iPad. Quem viver, verá. É clichê, mas é verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Temas para Nokia N8 e outros smartphones com Symbian^3

E aí, que tal personalizar seu novo smartphone Nokia N8 (ou outro aparelho que rode o sistema operacional Symbina^3) com novos temas? O tema acima, por exemplo, chama-se "illumination bleu" está disponível gratuitamente na Ovi Store com gráficos de alta qualidade e opções de cores em azul, lilás e marrom. Para baixar basta acessar a loja da Nokia .