Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Google lança ferramenta para criar histórias na web

Story BuilderEscrever um livro capaz de virar um best-seller como "Harry Potter" ou "50 tons de cinza" não é para qualquer um. Por outro lado qualquer pessoa pode se sentar diante do computador e escrever uma história. Seja ela boa ou ruim. Falando em ferramentas para escritores, o Google acabou de lançar um novo serviço chamado Story Builder. Trata-se de uma ferramenta colaborativa, que permite criar uma história com pouco esforço, adicionando personagens, editando diálogos e até música.

Sim, é possível escrever o texto, e dar nome aos personagens. Depois o usuário pode escolher entre alguns sons pré-definidos, dar um título para o documento e, depois, compartilhá-lo com seus amigos no Google Plus. O estranho, porém é que o Story Builder não gera um documento para ser impresso, mas sim um vídeo. Isso mesmo, um vídeo. A ferramenta grava tudo o que você escreve, incluindo as edições feitas no texto. No fim basta criar um link e compartilhar a criação com o resto do mundo. Legal, né?


Nem tanto. A interface da ferramenta é bem simples, na verdade. Ainda não sei se os recursos são escassos porque trata-se de uma novidade, ou se ela vai continuar desse jeito mesmo, um tanto cru. O resultado é que achei o Story Builder pouco útil. O ideal é que ele permitisse, por exemplo, salvar o documento criado no Google Docs e que tivesse recursos para a criação de obras completas, com gerenciamento de personagens, formatação de diálogos, essas coisas. Algo como um Final Draft, só que usando os recursos de computação na nuvem.

Enfim, quem quiser experimentar o Story Builder é só clicar neste link.