Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Cuidado: publicidade na Wikipédia é sinal de vírus em seu computador

Publicidade na Wikipédia é sinal de vírus em seu computadorHá um fato sobre a Wikipédia que é absoluto: a maior enciclopédia online do mundo não exibe propaganda. No entanto tem muita gente que tem se deparado com publicidade nas páginas do site. Se esse é o seu caso, sinto muito: seu computador deve estar infectado por um vírus. E depois do que aconteceu com a atriz Carolina Dieckman no início do mês, todo o cuidado é pouco para não acabar sendo vítima de hackers ou crackers.

A Wikipédia alertou os usuários esta semana de que todo dinheiro obtido pela instituição que mantém o site no ar vem de doações. A empresa afirmou que os usuários jamais verão um propaganda legítima nas páginas da enciclopédia. Então a questão que fica é a seguinte: como é possível aparecer banners de publicidade como o o mostrado abaixo de dentro do site?

Existem várias respostas para essa pergunta. A primeira possibilidade é que o computador do usuário esteja contaminado por algum tipo de malware. A segunda é de que o usuário tenha instalado uma extensão para o navegador que tenha a capacidade de injetar o anúncio dentro da página. A última alternativa é o uso da internet através de uma rede Wi-Fi pública. Aí a culpa é do próprio provedor que dá acesso à internet e que insere a propaganda.

Comentários