Pular para o conteúdo principal

Como imprimir no iPhone e iPad através do Linux Ubuntu

Imprimir no iPhone e iPadFaz poucos dias troquei o Windows pelo Linux Ubuntu no meu computador de trabalho. Como tenho um iPad sem conexão 3G (apenas Wi-Fi) tive que configurá-lo para que ele pudesse acessar a internet através do computador. Depois de um pouco de pesquisa na internet descobrir como compartilhar a conexão 3G no Linux e postei um tutorial à respeito aqui mesmo no blog. O próximo passo foi habilitar a impressão no iPad e no iPhone, o que também não foi tarefa das mais difíceis.

Confira a seguir um pequeno tutorial de como habilitar a impressão dos gadgets da Apple através de uma impressora comum, sem AirPrint.

Verificando os pré-requisitos e fazendo as modificações necessárias

Antes de qualquer coisa, para habilitar a impressão no iPhone e no iPad é preciso que o computador que vai compartilhar a impressão esteja configurado corretamente. Não vou entrar em detalhes sobre isso. No meu caso utilizo uma multifuncional HP Deskjet FS4200, que foi reconhecida automaticamente pelo Ubuntu.

Para que a sua impressora seja enxergada pelo iPhone e pelo iPad, verifique se ela está compartilhada e, portanto, visível para a sua rede. O CUPS também deve estar instalado e configurado corretamente (no Ubuntu ele é padrão).

Por padrão outra máquinas não conseguirão enxergar a impressora. Para testar isso, abra o navegador Web de outro computador conectado à rede e digite na barra de endereços o seguinte: "http://192.168.0.1:631/printers/". Lembrando que o IP antes do número 631 (a porta do CUPS) pode variar de acordo com o computador na rede que será responsável pelas impressões.

Se depois de digitar o endereço acima aparecer uma página com as impressoras disponíveis na rede, tudo está certo (conforme a figura abaixo). Agora, faça o mesmo no iPhone ou no iPad. Digite o mesmo endereço acima no navegador do aparelho e veja se a impressora aparece.

Impressão Linux CUPS

Em caso positivo, você tem os requisitos para começar a imprimir. Agora, teste a impressão. Ainda no iPhone e no iPad, clique sobre o nome da sua impressora. No lado esquerdo sobre o nome dela, há uma caixa de listagem. Clique nela e procure por "Print Test Page". Se imprimir corretamente, você está pronto para seguir para o próximo passo.

Do contrário, será necessário fazer algumas modificações no sistema. Mais especificamente no arquivo de configuração do CUPS. Faça o seguinte abra o arquivo "/etc/cups/cupsd.conf" no seu editor de textos preferido em modo administrador (root). Eu uso o gedit. Isso pode ser feito abrindo-se uma terminal (ALT+F2) e digitando-se o seguinte e depois pressionando "enter":  "sudo gedit /etc/cups/cupsd.conf". Altere (por sua própria conta e risco) as seguintes partes do arquivo conforme abaixo e salve.

# Only listen for connections from the local machine.
#Listen localhost:631
#Listen /var/run/cups/cups.sock
Port 631
ServerAlias *
 e
# Restrict access to the server...
<Location />
Order allow,deny
Allow @LOCAL
</Location>

Esses dois trechos do arquivo servem para fazer outros computadores (incluindo o iPhone e o iPad) enxergarem a impressora. Mas, para que se possa imprimir de qualquer programa no iPad, ainda é preciso fazer mais um coisa: instalar o "avahi" que seria a grosso modo, o equivalente ao AirPrint no Windows.

Instalando o avahi

Agora, para fazer tudo funcionar corretamente e fazer com que os aplicativos no iPhone e no iPad consigam enxergar a impressora, vamos instalar o avahi no Linux. A maneira mais fácil de fazer isso é através da "Central de Programas do Ubuntu". Procure por "avahi" na caixa de busca. Depois de localizado o programa é só clicar em instalar e esperar o Linux baixá-lo.

Depois de ter o "avahi" instalado será preciso criar um serviço de impressão no Linux. Não há uma maneira fácil de fazer isso é digitando o seguinte comando:  "sudo gedit /etc/avahi/services/printer.service". Isso deve fazer abrir uma janela em branco. Dentro dela cole o seguinte código:
<xml version="1.0" standalone='no'?><!--*-nxml-*--><!DOCTYPE service-group SYSTEM "avahi-service.dtd"> <service-group>
<name>HP Deskjet F4200 series</name>
 <service>
<type>_ipp._tcp</type>
<subtype>_universal._sub._ipp._tcp</subtype>
<port>631</port>
<txt-record>txtver=1</txt-record>
<txt-record>qtotal=1</txt-record>
<txt-record>rp=printers/Deskjet-F4200-Series</txt-record>
<txt-record>ty=HP Deskjet F4200 serie</txt-record> <txt-record>adminurl=http://192.168.0.1:631/printers/Deskjet-F4200-Series</txt-record>
<txt-record>note=HP Deskjet F4200 series</txt-record>
<txt-record>priority=0</txt-record>
<txt-record>product=virtual Printer</txt-record>
<txt-record>printer-state=3</txt-record>
<txt-record>printer-type=0x801046</txt-record>
<txt-record>Transparent=T</txt-record>
<txt-record>Binary=T</txt-record>
<txt-record>Fax=F</txt-record>
<txt-record>Color=T</txt-record>
<txt-record>Duplex=T</txt-record>
<txt-record>Staple=F</txt-record>
<txt-record>Copies=T</txt-record>
<txt-record>Collate=F</txt-record>
<txt-record>Punch=F</txt-record>
<txt-record>Bind=F</txt-record>
<txt-record>Sort=F</txt-record>
<txt-record>Scan=F</txt-record> <txt-record>pdl=application/octet-stream,application/pdf,application/postscript,image/jpeg,image/png,image/urf</txt-record><txt-record>URF=W8,SRGB24,CP1,RS600</txt-record></service> </service-group>
Não esqueça de salvar o arquivo. Mas antes o mais importante é alterar os dados conforme o modelo da sua impressora. Essas informações podem ser obtidas no CUPS, ou indo diretamente nas configurações da impressora. as informações mais importantes no código acima são os campos "rp" e "adminurl" que devem apontar exatamente para o caminho da impressora. Se tudo for feito corretamente, a impressora vai aparecer no seu dispositivo.

Para imprimir, basta abri o aplicativo desejado como o Safari e clicar no botão ao lado da barra de endereços e clicar em "Imprimir". Se a impressora não aparecer, toque em "Selecionar impressora". Espere o iPhone ou iPad encontrá-la e a selecione. Pronto, agora é só clicar novamente em "Imprimir".

Espero que esse artigo seja útil para os usuários do Linux. Porém é bom avisar que ele pode não funcionar em todas as distribuições e nem com todas as impressoras. Também é preciso lembrar que o procedimento pode não funcionar em qualquer versão do iOS embora eu tenha testado no iOS 5.1 conforme pode ser visto na imagem abaixo.

Postagens mais visitadas deste blog

Inteligência artificial gera músicas a partir de letras e poemas com acompanhamento e vocais em Português

Quem nunca pensou em montar uma banda, compor suas músicas e ficar famoso? Acredito que muitas pessoas. No entanto, a verdade é que nem todos tem o talento necessário para escrever letras como o Renato Russo ou compor melodias maravilhosas como o pessoal do Roupa Nova. Enfim, quem já tentou tocar algum instrumento como piano e violão, sabe que não é tarefa fácil. Por outro lado, não estamos nos anos 80 ou 90 e hoje é possível contar com uma bela ajuda da tecnologia, especialmente da inteligência artificial.  O fato é que desde que o ChatGPT e outras IA generativas se tornaram populares, muita gente tem aproveitado o poder dessas ferramentas para criar todo o tipo de coisa. A lista de possibilidades é imensa. Tudo começou com os geradores de imagens e foi se expandindo. Não demorou para os jovens e adultos do mundo todo se darem conta de que é possível criar conteúdo inédito com apenas alguns "prompts de texto". Isso vale não só para imagens como para textos, vídeos e músicas.

Mulher ganha quase R$ 100 mil no "jogo do tigrinho", mas plataforma não paga

Vira e mexe o tal "jogo do Tigrinho" e suas variantes são notícia na internet, televisão e outras mídias. Com promessas de altos ganhos, o jogo é uma espécie de cassino online. Largamente difundo nas redes sociais, o jogo conta com diversos influenciadores. As promessas de altos ganhos de forma praticamente instantânea tem levado cada vez mais pessoas a jogar. No entanto, as coisas não são bem assim. A propaganda, porém, é para lá de enganosa. E o número de pessoas endividadas em todo o Brasil por casa do jogo só cresce. 

Temas para Nokia N8 e outros smartphones com Symbian^3

E aí, que tal personalizar seu novo smartphone Nokia N8 (ou outro aparelho que rode o sistema operacional Symbina^3) com novos temas? O tema acima, por exemplo, chama-se "illumination bleu" está disponível gratuitamente na Ovi Store com gráficos de alta qualidade e opções de cores em azul, lilás e marrom. Para baixar basta acessar a loja da Nokia .