Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

10 melhores dicas e truques para iPad, iPad 2 e novo iPad

Dicas iPadO iPad é o tablet mais usado do mundo. Por isso hoje resolvi dar algumas dicas aos usuários do dispositivo. Fiz uma seleção com as 10 melhores dicas e truques para quem quer aprender a usar melhor tanto o iPad 1 como as versões posteriores iPad 2 e novo iPad. Espero que sejam úteis, tanto para os novatos que acabaram de comprar um iPad pela primeira vez como para usuários mais experientes.

1. Adicionando um "ponto final" automaticamente na frase

Ao digitar um texto em qualquer editor de texto no iPad é possível colocar um ponto final (".") automaticamente na frase. Isso é feito apenas dando dois toques rápidos na barra de espaço.

2. Travando as maiúsculas no iPad

Para digitar todas as palavras em maiúsculas em qualquer texto, pressione as duas teclas "shift" (aquelas com a seta para cima) ao mesmo tempo. Isso travará as teclas, que ficarão em azul deixando texto em caixa alta. Para desativar basta pressionar "shift" novamente.

3. Fechando um aplicativo definitivamente

Se for preciso fechar um programa (aplicativo) definitivamente e tirá-lo da memória não basta apenas fechá-lo, é preciso encerrá-lo. Isso pode ser feito de duas maneiras: 
  1. No iPad 1 e 2 sem o iOS 5 (e, portanto, sem o suporte a gestos) é preciso pressionar duas vezes o botão "Home" bem rapidinho. 
  2. No novo iPad, ou no iPad original e no iPad 2 com iOS 5 basta arrastar a tela para cima com quadro dedos.
Isso fará abri o gerenciador de tarefas na base da tela. Para fechar o aplicativo desejado pressione o seu ícone por 5 segundos ou até aparecer o sinal de menos ("-") sobre ele. Então é só tocá-lo e ele será fechado definitivamente.

4. Criando pastas para agrupar aplicativos

Se você encheu o iPad de aplicativos e cada vez é mais difícil encontrá-los através de diversas telas, talvez a melhor saída seja agrupá-los em pastas. 
  1. Para fazer isso pressione o ícone de qualquer aplicativo por 5 segundos. Este os demais ícones começarão a tremer. 
  2. Então é só arrastar um ícone sobre o outro. Assim será criada uma pasta de acordo com a categoria do programa. 
  3. A partir daí é só arrastar ícones para essa pasta. 
  4. Para os ícones pararem de tremer pressione o botão "Home".

5. Desinstalando aplicativos no iPad

Se você baixou um aplicativo no iPad e não gostou dele é só desinstalá-lo. O iPad, ao contrário do Windows não tem um local para "Adicionar e Remover Programas". Para desinstalar um aplicativo é preciso apagá-lo do iPad. Faça o seguinte: 
  1. pressione o ícone do aplicativo que deseja remover por 5 segundos (até ele começar a tremer). Você verá um "x" sobre o ícone. 
  2. Toque nele e depois em "OK". Lembrando que o apagamento do programa removerá todos os dados contidos nele. 
  3. Depois é só clicar no botão "Home". 

6. Imprimindo com o iPad em impressoras comuns (sem AirPrint)

Por padrão o recurso de impressão via Wi-Fi do iPad só está disponível para impressoras com suporte ao AirPrint. No entanto é possível habilitar o recurso em impressoras comuns, que usarão o PC para imprimir. Os respectivos tutoriais podem ser encontrados abaixo:
Imprimir no iPad

7. Acessando a internet no iPad Wi-Fi através do Windows e do Linux

Configurar o iPad, iPad 2 ou novo iPad para acessar a internet via Wi-Fi não é algo complexo. Os referidos tutoriais feitos aqui no blog sobre esse assunto podem ser encontrados nos links abaixo:

8. O que fazer quando o iPad trava

Uma coisa que acontecia muito comigo no iPad original era o travamento. Depois de algumas atualizações no iOS elas pararam de acontecer. Mas caso alguns usuários ainda tenham problemas com isso, veja essa matéria aqui mesmo no blog.

9. Tirar um screenshot da tela do iPad

Muitas vezes pode ser útil tirar uma foto ("screenshot") da tela do iPad. Isso é algo muito fácil de fazer. Basta pressionar os botões "Home" e "Desligar" ao mesmo tempo. A imagem obtida ficará salva no "Álbum de fotos" em imagens salvas.

10. Enviar uma foto por e-mail

Essa dica é um complemento da anterior. Para enviar uma foto salva no iPad pelo e-mail basta clicar sobre a imagem o Álbum de fotos do iPad e tocar no botão coma seta no topo e selecionar "Enviar foto por e-mail".