No ano passado eu fiz uma matéria aqui no blog ensinando como imprimir no iPhone e iPad em impressoras comuns via Wi-Fi, ou seja, sem suporte ao AirPrint da Apple. Desde então tudo ocorria bem com o meu iPad até eu resolver fazer a atualização para o iOS 5.1. Depois do update o iPad não reconheceu mais a minha impressora HP. Ao tentar imprimir aparecia a mensagem dizendo "Nenhuma Impressora Compatível com AirPrint encontrada". Depois de quebrar a cabeça descobri uma maneira de voltar a imprimir no iOS 5 ou superior.
Para quem já tem o AirPrint instalado
Em primeiro lugar, não é preciso instalar nenhum aplicativo pago para imprimir no iPhone ou iPad como o FingerPrint (e que custa absurdos 10 dólares). Quem já usava o AirPrint só precisa fazer uma pequena alteração no registro do Windows (com todo o cuidado não danificar nada) executando os seguintes passos:- Vá no menu Executar e digite o seguinte comando: "regedit" (sem as aspas) e pressione Enter.
- Isso fará abrir o Editor de Registro do Windows.
- Navegue até a pasta "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\AirPrint";
- Dê um clique-duplo em "ImagePath" e abra a tela "Editar Sequência";
- Em "Dados do Valor" substitua o texto "C:\Programs Files\AirPrint\airprint.exe -s" por "C:\ Programs Files\AirPrint\airprint.exe -R _ipp._tcp,_universal -s";
- Clique em "OK", feche o "Editor de Registro" e reinicie o computador;
- Se tudo ocorrer bem a impressora deve voltar a aparecer no iPad, iPad 2 ou iPhone com iOS 5.
Para quem ainda não tem o AirPrint instalado
Quem ainda não usava o AirPrint basta procurar uma versão mais recente do programa "AirPrint Installer 1.3". Encontrei uma cópia no 4Shared (basta esperar 5 segundos e clicar em Fechar propaganda). Baixe-a para o seu computador e execute-a. Deve abrir a janela a seguir:
O próximo passo é instalar o serviço que deverá ficar rodando no Windows e permitir a impressão no iOS 5 via Wi-Fi:
- Clique em "Install AirPrint Service".
- Vá no "Painel de Controle" e procure por "Impressoras e aparelhos de Fax".
- Clique com o botão direito na impressora padrão (e em todas as demais existentes) e clique em "Propriedades";
- Vá na aba "Compartilhamento" e selecione a opção "Compartilhar esta impressora";
- Clique em "OK".
- Reinicie o computador;
- Está quase lá. Teste para ver se funciona. Provavelmente, não. Então siga os passos no parágrafo anterior intitulado "Para quem já tem o AirPrint instalado" com exceção do seguinte:
- Em "Dados do Valor" substitua o texto "C:\Arquivos de Programas\AirPrint\airprint.exe -s" por "C:\Arquivos de Programas\AirPrint\airprint.exe -R _ipp._tcp,_universal -s";
- Reinicie o computador.
Isso deve resolver o problema para a maioria dos usuários. Lembrando que utilizo o Windows XP.
Dicas
Quem tiver o Windows 7 instalado deverá procurar comandos alternativos. Além disso para fazer certas alterações será necessário privilégios de Administrador do sistema.
Para o AirPrint funcionar deverá ser adicionado uma exceção ao Firewall do Windows. Certifique-se que a opção "Não permitir exceções" não esteja marcada.
Para adicionar o AirPrint, acesse a aba "Exceções" e clique em "Adicionar programa...".
Em seguida informe o caminho do AirPrint: "C:\Arquivos de Programas\AirPrint\airprint.exe".