Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

Google lança sua nova rede social: Projeto Google+

Google+O Google acabou de anunciar o lançamento de sua nova rede social. Chamada de Projeto Google+ (leia-se Google Plus) agora vamos saber finalmente qual é a verdadeira função do botão +1 (Plus One). Por enquanto ela estará disponível apenas para usuários de smartphones Android através de um aplicativo disponível no Android Market, a versão para iPad será lançada em breve. E a empresa avisa: o Orkut não vai acabar.

Além disso, a rede social vai continuar funcionando em paralelo e recebendo atualizações e melhorias. Já entre as novidades apresentadas pelo Google estão três: o +Círculos, o +Sparks e o +Hangouts. O primeiro é semelhante aos grupos do Facebook. Você tem amigos, mas pode escolher acrescentar apenas alguns ao seu círculo e esses receberão as atualizações relativas à ele. Veja como o próprio Google explica o que é o +Círculos:
"Nem todos os relacionamentos são criados igualmente. Compartilhamos uma coisa com um colega de trabalho, outra com nossos pais e quase nada com nosso chefe. O problema é que os serviços on-line de hoje transformam amizades em fast food: embrulhando todo mundo com a embalagem "amigos". Assim, o compartilhamento torna-se prejudicado:
É descuidado. Queremos nos conectar com certas pessoas apenas em alguns momentos, mas o que acontece on-line é que sabemos tudo de todo mundo, o tempo todo.
É assustador. Cada conversa on-line (com mais de 100 "amigos") é uma exposição pública e, por isso, compartilhamos menos com medo dos holofotes.
É impessoal. Os conceitos de "amigo" e "família" são diferentes para cada pessoa, da sua própria maneira, nos seus próprios termos. Porém, perdemos essa diferenciação quando estamos on-line.
Ao analisar essas limitações, nós nos perguntamos: "o que as pessoas fazem de verdade?" E não precisamos buscar muito para descobrir a resposta. As pessoas, de fato, compartilham seletivamente o tempo todo, com seus círculos.
Da família aos colegas da escola, descobrimos que as pessoas já usam os círculos da vida real para se expressarem e para compartilhar de forma precisa com as pessoas certas. Assim, fizemos o mais lógico: trouxemos os Círculos para o software. Simplesmente crie um círculo, adicione pessoas e compartilhe novidades, assim como um dia qualquer:"
Já o +Spark é como um feed de notpicias, aonde o usuário terá sempre algum conteúdo para ler e compartilhar com seus amigos. Explicado pelo próprio Google seria assim:
"Fixações saudáveis inspiram o compartilhamento, e todos temos uma (ou duas, ou três...). Talvez ela seja carros tunados, quadrinhos ou moda, mas a atração é sempre a mesma: ela aparece em uma conversa da qual participamos e, então, é compartilhada com outros fãs. Algumas vezes por horas a fio. O truque é iniciar as coisas e eliminar o tropeço inicial. Felizmente, a web é perfeita para quebrar o gelo.
A web, é claro, está cheia de excelentes conteúdos, desde artigos recentes e fotos vibrantes a vídeos interessantes. E ótimo conteúdo pode gerar ótimas conversas. Porém, nós reparamos que ainda é muito difícil encontrar e compartilhar as coisas que são importantes para nós, sem muito trabalho e perturbação. Então, criamos um mecanismo de compartilhamento on-line chamado Sparks.
Graças ao expertise do Google, o Sparks exibe um feed de conteúdos atraentes de todas as partes da Internet. Sobre qualquer assunto que você queira, em mais de 40 idiomas. É simples: adicione seus interesses e você sempre terá alguma coisa para ler e compartilhar com o círculo certo de amigos."
Já o +Hangouts nada mais é que uma forma de se comunicar ao vivo, através de um chat online com vídeo e voz:
"Da mesa de bar ou da frente de casa, os seres humanos sempre gostaram de estar juntos. E por que não gostariam? É assim que nos distraímos, recarregamos as energias e passamos o tempo com novos e antigos amigos. Estar junto é simples, mas perdemos esse atributo quando estamos on-line.
Pense: quando você entra em um bar ou se senta na frente da sua casa, o sinal que você passa é "Ei, tenho um tempo livre agora, fique a vontade para falar comigo." Além disso, cria-se um entendimento silencioso que coloca as pessoas a vontade e incentiva a conversação. Entretanto, as ferramentas de comunicação on-line de hoje (como mensagens instantâneas ou chats em vídeo) não entendem este aspecto:
Para começar, elas são chatas. Você pode chamar todo mundo que está como "Disponível" mas, mesmo assim, você corre o risco de interromper os planos de alguém.
Elas também são bastante inadequadas. Quando a pessoa não responde, você não sabe se a pessoa está lá ou se ela não tem interesse em falar com você.
Com o Google+ nós queremos fazer os encontros on-line mais divertidos, naturais e espontâneos e, por isso, criamos os Hangouts. Combinando encontros casuais com vídeos ao vivo, os Hangouts permitem que você pare quando for possível e passe um tempo com seus Círculos."
Há também o +Celular, cuja função é facilitar o compartilhamento de conteúdo através de dispositivos móveis como celulares e smartphones. Leia:

"Nos dias de hoje o telefone é o acessório de compartilhamento perfeito: está sempre com você, sempre conectado e é a maneira com que interagimos com nossos amigos mais próximos. Nós não queríamos criar "apenas" uma experiência móvel: com o Google+ nós nos concentramos em coisas (como GPS, câmeras e mensagens instantâneas) para deixar seu telefone ainda mais pessoal.
+Local, local, local
Na vida, os lugares que visitamos formatam as conversas de várias formas. Por exemplo, se ligamos para o João do aeroporto, certamente ele perguntaria sobre nossa viagem. Ou, se a Joana nos enviar uma mensagem de texto de um restaurante próximo, talvez encontrá-la para jantar. Com o Google+ você pode adicionar seu local em cada postagem (ou não, você decide).
+Instant upload
Transferir fotos do celular para a Internet é muito complexo e, por isso, ninguém se dá ao trabalho de fazê-lo. Naturalmente que fotos foram feitas para serem compartilhadas e não esquecidas. Por isso, criamos o Instant Upload para garantir que nenhuma foto interessante deixe de ser compartilhada. Cada vez que você tira uma foto, e com a sua pemissão, o Google+ a adiciona a um álbum particular on-line e a deixa disponível para todos os seus dispositivos. Prontas para serem compartilhadas quando você quiser.
+Chat em grupo
Coordenar amigos e família em tempo real é uma tarefa difícil na vida real. Afinal, todo mundo tem uma rotina diferente, em lugares diferentes, e os planos mudam a todo momento. Telefonemas e mensagens SMS funcionam, mas não são ferramentas adequadas para reunir todo mundo. Assim, o Google+ inclui o Chat em grupo: uma experiência de mensagens on-line em grupo que permite que todas as pessoas de um círculo saibam o que está acontecendo, na hora."
Por enquanto, assim como era o Orkut no início, a entrada nesta nova rede social só é permitida através de convites feitos pelo próprio Google. Portanto, será preciso esperar para ingressar nela. O motivo é que o Projeto Google+ ainda está meio verde e muita coisa pode não funcionar como deveria. As coisas deve melhorar quando o serviço for aberto para todos os usuários.