Valve anuncia o lançamento de Counter Strike 2

O desespero do Google em relação ao Orkut

OrkutO Orkut já foi a maior rede social do Brasil e uma das mais importantes do mundo. Mas não resta dúvida de que o ex-CEO do Google, Eric Schmidt cometeu alguns equívocos em relação às redes sociais e permitiu que o Facebook crescesse em cima do Orkut. Não por acaso, o site de relacionamentos criado por Mark Zuckerberg superou o seu rival em todo mundo. Um dos poucos países aonde o Orkut ainda é líder é o Brasil. No entanto até mesmo por aqui a rede social do Google está perdendo terreno a passos largos. E a empresa sabe que precisa tomar algumas medidas para evitar ser superada pelo Facebook.



No último fim de semana, vi algo inédito na televisão. Numa clara demonstração de desespero o Orkut usou o programa "Pânico na TV" para fazer uma propaganda do site. Foi a primeira vez que vi um site fazer propaganda desse jeito na TV. É algo realmente raro de se ver. Só não sei se vai ser suficiente para melhorar a situação do Orkut, pois é preciso muito mais que umas mudanças estéticas e propaganda na televisão para a rede social recuperar seu antigo prestígio.

A meu ver o Google precisa tomar algumas medidas urgentes. Talvez até mesmo recriar o Orkut do zero. Há muita coisa irritante no site, como o excesso de spam, comunidades inúteis e vírus. Talvez o melhor seja até criar uma rede social nova, com visual mais limpo e mais focada na interação com os usuários e sites. Nesse caso, a criação do novo botão +1 pode ser de grande ajuda. Seja como for, do jeito que está não dá. Alguma coisa precisa mudar urgentemente.